Há 60 anos a Igreja no Brasil promove a Campanha da Fraternidade como um dos modos de viver a espiritualidade quaresmal, com o objetivo de despertar a solidariedade e a consciência dos fiéis em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução à luz do Evangelho. A penitência do tempo quaresmal não é apenas interna e individual, mas também externa e social (SC, n.110).
Em comunicação com a Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, inspirada pela vida de São Francisco de Assis, propõe um projeto de fraternidade baseado na amizade social e no amor político, tendo o diálogo como caminho necessário para a cultura do encontro (CF 2024 : Texto-Base, n.15).
A Campanha da Fraternidade de 2024 traz como tema: “Fraternidade e Amizade Social”; e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Mateus, que apresenta a vida fraterna como resposta de Jesus à conduta excludente, da fé superficial e individualista.
CASCAVEL
Em Cascavel, a abertura oficial da Campanha da Fraternidade acontecerá no dia 25 de janeiro, quinta-feira, às 19h, na Catedral Nossa Senhora Aparecida. Na oportunidade, será realizada Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese, Dom Aparecido Donizeti de Souza. Logo após, formação do Texto-base com Pe. Jean Poul Hansen, assessor de Campanhas da CNBB.
COLETIVA DE IMPRENSA
Pela manhã, no dia 25 de janeiro, às 8h, haverá coletiva de imprensa no auditório da Catedral Nossa Senhora Aparecida, para tirar dúvidas sobre a Campanha da Fraternidade, assim como, tratar do tema deste ano e da proposta da Igreja Católica do Brasil.
MAIS SOBRE A CAMPANHA
No cartaz a comunidade é representado por uma casa, local onde são reunidos os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida. Ao redor de uma mesa se encontram personagens de diferentes etnias e idades, remetendo à amizade de Deus com os homens.
A celebração da fé ao redor de uma mesa, com pão, vinho e fraternidade, é o principal símbolo da comunidade. Além disso, os alimentos na mesa registaram as refeições de Nosso Senhor Jesus Cristo. Já as janelas indicam uma casa aberta aos desafios do mundo e da realidade.
O Papa aparece no centro da cena, apoiado em sua bengala, expressando que, apesar de suas limitações, ele propõe ao mundo a amizade social por meio de sua Encíclica Fratelli Tutti, mostrando que é um caminho necessário para garantir a boa convivência e a subsistência de todos os seres humanos.
Na arte, Francisco utiliza a cruz de Dom Helder Câmara, registrando as semelhanças entre esses dois homens de fé que tanto colaboraram e colaboraram com a história da Igreja no Brasil e no mundo. O cartaz também é um convite para que os eleitores participem da Campanha da Fraternidade de forma concreta em 24 de março de 2024, Domingo de Ramos.
ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024
Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade. Vós os resgatados pela vida, morte e ressurreição do filho Jesus Cristo e os tornados filhos e filhas santificados no Espírito!
Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afeições e preferências num caminho de verdadeira penitência e conversão.
Inspirai-nos um compromisso renovado batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! Conforme a Boa-Nova do Evangelho!
Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária, sem exclusão, indiferença, violência e guerras. E que Maria, vossa Serva e nossa Mãe, nos eduque, para fazermos vossa santa vontade.
Amém!
INFORMAÇÕES: CNBB Nacional | Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Cascavel