"Sereis minhas testemunhas" (Atos 1, 8) | IMPORTÂNCIA DA MISSÃO, por Dom Adelar Baruffi

19/10/2022 11:10
4 minutos de leitura


Sereis minhas testemunhas

A Mensagem do Papa Francisco, sobre o Dia Mundial das Missões, 2022, escrito no dia 06 de janeiro, nos diz que “sereis minhas testemunhas” (At 1,8). A coleta missionária será no dia 22 e 23 de outubro. A inspiração é do livro dos Atos dos Apóstolos: “Recebereis a força do Espírito Santo que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo” (At 1,8). 

O primeiro ponto trata que “sereis minhas testemunhas”: o chamado de todos os cristãos a testemunhar Cristo. Este é o ponto central: o ensinamento de Jesus aos discípulos em vista de sua missão no mundo. Não é coincidência que o Senhor tenha enviado os apóstolos dois a dois. É a missão comunitária a estar no mundo. “A essência da missão é dar testemunho de Cristo, isto é, sua vida, paixão, morte e ressurreição por amor ao Pai e à humanidade” (n.1).

O segundo ponto trata que “até os confins do mundo”: a atualidade perene de uma missão Evangelizadora universal. Aqui está claramente o caráter universal da missão dos discípulos. Os primeiros cristãos se dispensaram pela Ásia, anunciando o evangelho, com tanta disponibilidade. Paulo chegou até Roma. “A Igreja de Cristo sempre esteve, está e estará ‘em saída’ rumo aos novos horizontes geográficos, sociais, existenciais, rumo a lugares e situações humanas ‘fronteiriços’, para dar testemunho de Cristo e do seu amor a todos os homens e mulheres de cada povo, cultura e estado social” (n.2)

O terceiro ponto trata da “recebereis o Espírito Santo”: deixar-se sempre fortalecer e guiar pelo Espírito Santo. Jesus prometeu uma grande responsabilidade: a força e a graça do Espírito Santo. O certo é que quando nos sentimos um pouco desanimados, lembremo-nos de recorrer ao Espírito Santo. Ele tem um papel fundamental na vida missionária. “O Espírito Santo é o verdadeiro protagonista da missão: Ele é quem dá a palavra certa no momento justo e sob a devida forma” (n.3).

Lembrem de ler o livrinho que já temos em mãos. Ele traz muitas informações, inclusive os valores finais e sua aplicação concreta. Hoje, esta rede de solidariedade se espalhou por todo o mundo, sendo força inspiradora para as obras missionárias. E nós, quando enviaremos um missionário ou missionária?

Dom Adelar Baruffi

Arcebispo Metropolitano de Cascavel


Foto ilustrativa: Rocio Espinoza/cancaonova.com 

 

Fonte: https://arquicascavel.org.br/
Tags: