Dom Adelar Baruffi

Dom Adelar Baruffi

Nomeação Episcopal para a Diocese de Cruz Alta: 17/12/2014.

Ordenação Episcopal para a Diocese de Cruz Alra: 07/03/2015.

Tomada de Posse como Bispo na Diocese de Cruz Alta: 15/03/2015.

Bispos OrdenantesDom Alessandro Carmelo Ruffinoni, Dom Nei Paulo Moretto e Dom Hélio Adelar Rubert.

Nomeação como Arcebispo para a Arquidiocese de Cascavel: 22/09/2021.

Posse Canônica: 31/10/2021.

Atividades exercidas como BispoReferencial do Serviço de Evangelização da Juventude no Regional Sul 3.

Lema Episcopal: Servo de Jesus Cristo.  É tirado da Carta aos Romanos, onde Paulo assim compreende sua vida e missão. “Eu Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado a ser apóstolo, escolhido para anunciar o Evangelho de Deus”. (Rm 1,1)

A escolha do Lema: A identidade do bispo é compreendida na sua vinculação a Jesus Cristo e na sucessão apostólica. É seu seguidor e seu servo. Jesus nos deixou o exemplo daquele que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (Mc 10,45). O Servo Jesus fez de sua vida um serviço, amando-nos até o fim (cf. Jo 13,1), fazendo-se por nós “corpo entregue” e “sangue derramando”. Daí o pedido de S. Paulo “tende em vós os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo” (Fl 2,5), ou ainda, “servi-vos mutuamente no amor” (Gl 5,13).

Como todos os ministérios na Igreja, também o ministério episcopal é um serviço, exercido na comunhão com o colégio episcopal e com o bispo de Roma, o Papa. Compreendo minha missão como servidor de Jesus Cristo e da sua Igreja, à porção do povo de Deus a mim confiado.

Brasão: Palavra, Eucaristia e Caridade


No centro do brasão está o triângulo, símbolo da Trindade, Deus Pai e Filho e Espírito Santo. Na Trindade está a origem, modelo e a meta de toda a vida cristã. Inseridos, pelo batismo, na vida trinitária, “nele nos movemos, existimos e somos.” (At 17,28). A Igreja é, no mundo, sinal da comunhão trinitária, colaboradora na construção da fraternidade humana, a caminho do Reino definitivo.

Ao interno do triângulo, encontram-se símbolos que expressam a vida cristã e a missão episcopal:

A Palavra: A primeira e mais importante missão do bispo é o anúncio da Palavra. Antes de anunciá-la, deve acolhê-la e deixa-se formar por ela. A Palavra acolhida leva à fé em Jesus Cristo. A partir da Palavra, anunciada com alegria, audácia e fidelidade, formam-se comunidades de fé, esperança e caridade. É a continuação da missão que Jesus deixou aos apóstolos: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16,15).

A Eucaristia: A celebração eucarística alimenta a comunhão com Cristo e educa para a vida fraterna e a solidariedade. Ela é a máxima expressão da Igreja, para a qual toda a evangelização converge e donde parte toda a missão. O bispo exerce sua missão de santificar, sobretudo, na presidência da eucaristia, com os presbíteros e o povo de Deus.

A Caridade: simbolizada na cor vermelha. Deus é caridade. A caridade é o coração da Igreja (Sta. Teresa do Menino Jesus). Ela perpassa toda a vida da Igreja. A Palavra acolhida e a fé professada e celebrada em comunidade se expressa na caridade, sobretudo, com os mais pobres e sofredores. O bispo deve espelhar a caridade do Bom Pastor.

A cor púrpura é símbolo do serviço, da abnegação. É o desejo de dar a vida e servir o rebanho a mim confiado.

Apresentação (histórico)

Natural de Coronel Pilar, Dom Adelar é o segundo dos três filhos de Iraci e Melíbio Baruffi (Arlete Baruffi Agostini e Alexandre Baruffi irmãos). Tem dois sobrinhos, filhos de Arlete: Gabriela e Nicolas.

 Ingressou no seminário aos 15 anos. Formou-se em Filosofia e Teologia pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Recebeu a ordenação presbiteral em 22 de janeiro de 1995 e foi nomeado bispo, pelo Papa Francisco, em 17 de dezembro de 2014. Sua ordenação episcopal foi realizada no dia 07 de março de 2015, no Santuário Diocesano de Santo Antônio – Bento Gonçalves-RS, sendo empossado Bispo Diocesano de Cruz Alta no dia 15 de março.

Dom Adelar é mestre em Teologia e especialista em Espiritualidade pela Pontificia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma.

Em sua trajetória, Dom Adelar trabalhou na formação sacerdotal por 15 anos. Atuou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, onde permaneceu por oito anos. Foi reitor do Curso Propedêutico e auxiliar no Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, por três anos. Também exerceu a mesma função, no Seminário Maior São José, em Caxias, durante quatro anos e Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves, onde também ocupava a coordenação da Região Pastoral, coordenação regional do Curso de Teologia e Bíblia, e assessoria do curso de Teologia para Leigos daquela diocese.

Como Bispo, Dom Adelar foi Referencial do Serviço de Evangelização da Juventude no Regional Sul 3.