Projeto leva evangelização aos presídios

Com aulas on-line, promovia pela Pastoral Carcerária, presos aprendem sobre religiosidade e cristianismo, além dos passos da sobriedade.
05/07/2022 12:07
5 minutos de leitura
Projeto leva evangelização aos presídios

Revista Nossa Senhora Aparecida  

A partir do momento em que assumiu como Assessor Arquidiocesano da Pastoral Carcerária, e ao se inteirar melhor sobre o sistema prisional, Pe. Gustavo Marmentini, pároco da Paróquia Santa Luzia, percebeu a necessidade de levar a evangelização com maior assiduidade aos presos. E então surgiu a ideia do Curso de Teologia, que foi elaborado com base nos vídeos-aulas de Dom José Francisco Falcão de Barros, bispo auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, onde trata de diversos assuntos relacionados à Igreja, em canal próprio, no Youtube.

 O CURSO

Padre Gustavo explica que, dentre os inúmeros videoaulas foram selecionados os 60 mais pertinentes à condição do momento, dos encarcerados, porém, todos voltados para as questões bíblicas e do catolicismo. “Além de mais duas aulas a serem proferidas pelo Pe. Jorge Lindner, uma na abertura, que explica os objetivos e a didática do curso, e outra no encerramento”.  

“O objetivo é levar uma base mínima de informação a estes, que buscam algo diferente para melhorar suas vidas e também buscam obter uma ressocialização ao retornar à sociedade”, enfatizou Pe Gustavo, ao salientar que os participantes serão certificados pelo instituto Bom Pastor, da Arquidiocese, após a conclusão do curso.

 

INÉDITO NO PAÍS

O projeto é inovador, uma vez que a Igreja Católica não tinha esse tipo de ação. E para poder colocar a ideia em prática a Pastoral Carcerária buscou uma parceria entre a Arquidiocese de Cascavel e DEPEN (Departamento Penitenciário do Paraná), o que foi feito de forma documentada.

O objetivo inicial é abranger todos os presídios da arquidiocese de Cascavel, a começar pela penitenciaria Industria de Cascavel, seguida pela PEC e depois se estendendo às demais cadeias da região. “Por ser parceria com o DEPN estadual, havendo interesse, o projeto pode abranger presídios de outras regiões também, uma vez que as aulas são on-line e o órgão fará essa divulgação interna”, enfatizou o assessor da Pastoral Carcerária, ao salientar que, futuramente poderá ser utilizado também em outros locais fora do Paraná.

As aulas serão realizadas por meio plataforma da Arquidiocese, onde os próprios profissionais da assistência social dos presídios entrarão em contato com os detentos, elaboram senha e login para que os interessados tenham acesso ao curso.

A duração será de 62 horas aula, com previsão de uma ou duas aulas por semana, dependendo da organização de cada unidade prisional. Ao final de cada aula os participantes enviarão um resumo do aprendizado à coordenação, que fará avaliação e, por meio desta, fará a certificação ao final do curso.

O projeto está em fase final de organização, mas pelas primeiras conversas com os presos, conforme reportado pelos agentes, houve uma receptividade muito boa. “Acreditamos que isso os ajudará no conhecimento da fé, na evolução da espiritualidade e na interpretação da Sagrada escritura, proporcionando um aprofundamento espiritual dos presos, disse Pe. Gustavo.

 

PROJETO II

Paralelamente a este curso, Pe. Gustavo Marmentini está viabilizando um segundo curso, sendo este sobre os ‘Doze Passos da Sobriedade’. As vídeo aulas já foram gravadas e estão em fase de edição, cada uma com cerca de uma hora. “Trata-se de um curso à parte, denominado ‘Curso Vida Nova’, que terá certificação pela Pastoral da Sobriedade”, explicou ele.