A política melhor - por Dom Adelar Baruffi

01/07/2022 16:07
5 minutos de leitura
A política melhor - por Dom Adelar Baruffi



A política melhor

No dia 03 de outubro de 2020, nosso Papa Francisco, escreveu Fratelli Tutti, sobre a fraternidade e a amizade social. O capítulo escolhido por nossa Cartilha de Orientação Política 2022 é sobre a “A política melhor” (n. 154 a 197).

Ao procurarmos o lugar donde hoje parte a orientação para vida política em nossa Igreja, logo nos vem à memória, a Doutrina Social da Igreja – desde 1891, com a Encíclica Rerum Novarum, a qual trata do problema da desumana e inglória situação dos operários na época e descarta que o socialismo seja a solução para esta problemática. Dentre os vários caminhos de resposta, propõe a promoção da justiça na concorde colaboração entre todos –, mas a sua fonte primeira é Jesus Cristo e a sua Palavra, onde somos um somente.

Desde sempre, somos somente um em Jesus Cristo e no batismo que um dia recebemos e sem divisões devemos caminhar. Assim, se pergunta nosso Papa Francisco: “Poderá o mundo funcionar sem política? Poderá encontrar um caminho eficaz para a fraternidade universal e a paz social sem uma boa política?” (FT 176). Do cristão católico é esperada uma postura segundo os valores católicos: ser sal da terra e luz do mundo. Tudo o que promove a dignidade humana e cuida da vida, sempre.

A Igreja Católica incentiva e apoia os fiéis leigos, somente eles (não os clérigos), a assumirem cargos públicos. É claro que é com desprendimento e abnegação que precisam assumir os cargos e lugares públicos. Atenção, para não caírem nos embates e nos erros! Tudo o que prejudica a democracia, é nocivo. Exemplo: tudo o que não ajuda o debate de ideias, o diálogo, a liberdade e a verdade... é ameaça à democracia. 

Uma grande forma de negatividade são as Fake News. O professor Rogério Carlos Born, elaborou o seguinte esquema para ver se é uma notícia verdadeira ou falsa. Primeiro: o que foi noticiado e porque, é importante para uma manchete? Segundo: quem escreveu? A liberdade de expressão não protege notícias anônimas. Terceiro: quando foi escrita? Confira se as imagens e ilustrações são atuais. Quarto: como foi escrita? As notícias falsas possuem linguagens cheias de alarme e sensacionalistas. Quinto: onde ocorreu o fato? É comum se generalizar o problema. Sexto: Por que a notícia foi publicada? Qual a intenção de quem compartilhou a notícia com você?

“Cuidar do mundo que nos rodeia e sustenta significa cuidar de nós mesmos. Para tanto, precisamos nos construir com um “nós” que habita a casa comum” (FT 17). A pobreza e a extrema pobreza continuam a ser a grande marca da sociedade brasileira. Tudo está interligado: a natureza e a sociedade que a habita. “Entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que ‘geme e sofre as dores do parto’ (Rm 8,20). Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra (Gn 2,7).

Dom Adelar Baruffi

Arcebispo Metropolitano de Cascavel

Fonte: https://arquicascavel.org.br/
Tags: