Os agentes do Serviço de Animação Vocacional

Animação Vocacional
08/05/2022 16:05
5 minutos de leitura
Os agentes do Serviço de Animação Vocacional

No Quarto Domingo da Páscoa, lembramos de Jesus Cristo, o Bom Pastor. Por isso, é Dia Mundial de Oração pelas Vocações Presbiterais e Religiosas. É dia de rezarmos para o Serviço de Animação Vocacional presente em nossa Arquidiocese. O Bom Pastor é o modelo a ser seguido sempre. O porteiro abre as portas para aqueles que ele chama, a vocação matrimonial, a vocação religiosa e a vocação sacerdotal, sobretudo no Curso Propedêutico. É viver uma vocação, numa comunidade. Se existir, é claro que haverá um somente que pode nos responder: o Bom Pastor. O olhar do Bom Pastor que procura, acompanha e guia as ovelhas. 

O principal protagonista da ação evangelizadora na vida e na missão dos futuros vocacionados é a Trindade Santa. Ela configura a vida de cada um segundo o modelo que vai, devagar, discernindo na sua vida. Cada um é orientado pela Palavra de Deus, nos sacramentos e nos irmãos de comunidade. Também é através da ação multiforme do Espírito Santo. 

O primeiro responsável é o arcebispo diocesano. Ele se expressa, sobretudo, na escolha do Reitor, na elaboração do Serviço de Animação Vocacional, dos membros da comunidade dos formadores e na elaboração dos estatutos do Seminário. As celebrações litúrgicas presididas pelo arcebispo na sua catedral manifestam o mistério da Igreja e tornam visível a unidade do Povo de Deus, do qual nossos seminaristas serão os responsáveis a realizar. O clero de uma Igreja deve estar em comunhão e sintonia com o Plano de Pastoral e Sínodo, como temos agora, e manifestar de maneira clara seu entusiasmo pelas vocações. Devem visitar, olhar, preocupar-se e estar presente. Fico feliz, quando vejo a presença dos padres na vida do Seminário Arquidiocesano São José, e também dos leigos, que são muitos.

Os seminaristas são os protagonistas de sua formação. Cada um é chamado a um caminho constante de formação no âmbito humano, espiritual, intelectual e pastoral. No decorrer dos anos, os seminaristas deverão “haver interiorizado um estilo de vida autenticamente sacerdotal, na humildade e serviço aos irmãos, sinal da escolha amadurecida de quem está a seguir a Cristo de modo especial” (Congregação para o Clero, O dom da vocação presbiteral, n.131). Eles são os primeiros interessados pela sua vocação.

A comunidade dos formadores será esta importante missão, delicada, de acompanhar aqueles que se dispõe a seguir a Cristo mais de perto. 

Os caminhos que levam à vida matrimonial exigem uma observância total: qual o melhor caminho para nós? O que de fato somos? Todo o Serviço de Animação Vocacional deve contribuir para a existência de grupos de apoio no âmbito da vida matrimonial. Que não exista nenhuma vocação a todos os níveis, matrimonial, religiosa e presbiteral, que passe sem alguém lembrar dele. Ele é o mais importante naquele momento. 

Enfim, a oração do terço ou uma dezena do mesmo, nas celebrações de cada comunidade é muito importante. Ele traz consigo a presença de Maria na vida de cada um dos batizados. Ele recorda que não existe nenhuma celebração eucarística sem lembrar, sempre, dos rapazes, das moças e dos namorados que estão olhando para o futuro. 

Dom Adelar Baruffi

Arcebispo de Cascavel

Fonte: www.arquicascavel.org.br