Carta de Dom Adelar

Dom Adelar
08/02/2022 16:02
5 minutos de leitura
Carta de Dom Adelar

Uma vontade de viver

Foi no dia 07de novembro de 2021. Depois de uma missa, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, eis que eu desmaiei. Logo me levaram para um hospital em Cascavel. Feitos os primeiros exames, os resultados já indicaram tratar-se de um câncer no lóbulo frontal esquerdo. O que fazer? Qual decisão tomar? Padres da Arquidiocese de Cascavel, Dom Peruzzo e minha irmã Arlete decidiram pela minha ida a Curitiba. A decisão deu-se devido alguns recursos disponíveis na Capital (corante 5 Ala e Neuronavegador), além da presença do renomado médico, Dr. Ricardo Ramina.

Lembro-me do amigo Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, do Pe. Gilmar e do Monsenhor Reginei José Modolo. E, como não lembrar de minha irmã, a Arlete Maria Baruffi Agostini, que ficou mais de 43 dias comigo, juntamente com os filhos Nícolas, Gabriela, os meus pais e padres da Arquidiocese que mais diretamente estiveram comigo em Curitiba: Pe. Divo, Pe. Edvanderson, Pe. Mauro, Pe. Lianor e Pe. Lucas. Agora, desde o dia 17/12, sem dúvidas, a presença do amigo Rogélio. 

O que aconteceu? Minha memória foi levemente tocada. Devo agora tomar os devidos tratamentos. Enfim, logo após, recebi antibióticos, três vezes ao dia, durante 35 dias. Foi de fato algo extraordinário. No dia 13 de janeiro de 2022, conclui os medicamentos, todos eles tomados pelas mãos dos assistentes médicos, na casa episcopal de Curitiba e de Cascavel. Enfim, daí iniciou o tempo da nossa radioterapia. Foram marcadas 6 semanas. Até 03 de março, quando concluiremos. 

Tudo aconteceu logo após minha posse como Arcebispo de Cascavel. Ainda não consegui fazer uma volta por nossa Arquidiocese. Tenho ainda um grande povo a conhecer. Contudo, há também, um grande povo que rezou e reza por mim. Hoje, tenho uma vontade enorme de retornar a Cascavel, de recomeçar novamente. Por intercessão da Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora de Aparecida, vocês pediram o que era normal, a minha cura. Cura do vosso servo, daquele que a exemplo do Mestre veio para servir. "Eu não vim para ser servido, mas para servir e dar a vida".

Meu muito obrigado a todos que rezaram: todos mesmo! Não tive ainda o tempo de inteirar-me e de melhor conhecê-los, peço-vos um tempo, pois logo estarei pronto. 

De fato, levo para a minha vida, um desejo grande de servir. Hoje, não consigo imaginar algo diferente, pois vejo o quanto o amor por Jesus Cristo nos educa.  Neste tempo, experimentei vivamente que todos nós, povo de Deus, somos um em Cristo. Como é bom saber disso: quantas pessoas rezando por mim. Também, por quantos eu rezei nestes dias: foram muitos e muitos. Toda a nossa Arquidiocese eu tive presente nestes dias de oração, desde a manhã até a noite.

Queridos Arquidiocesanos, todos são convidados a seguir em frente, com a força do Espírito Santo, dos padres, dos religiosos e religiosas e de todos vocês, leigos e leigas que amam a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Quando me pergunto sobre o que aconteceu, logo me veem à memória um fato curioso. Acho que se tivesse ficado onde estava, não estaria vencendo o câncer como estou vencendo. Sei que o caminho é desafiador, mas entendo que vim aqui, para que assim, tudo se encaminhe para que tudo fique bem.

Adelar Baruffi

Arcebispo de Cascavel

Fonte: www.arquicascavel.org.br