Pastoral Universitária apresenta Campanha da Fraternidade 2022 para o Centro FAG

Cf 2022
26/01/2022 22:01
5 minutos de leitura
Pastoral Universitária apresenta Campanha da Fraternidade 2022 para o Centro FAG

A irmã Beatriz Aparecida Soares da Silva, coordenadora diocesana da Pastoral Universitária de Cascavel, em nome do coordenador diocesano de Pastoral, padre Divo de Conto, esteve no Centro Universitário FAG na última terça-feira (25) para conversar com a pró-reitora administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira. A religiosa apresentou à Instituição a Campanha da Fraternidade 2022 da Igreja Católica do Brasil, que tem como tema central a Fraternidade e Educação com o lema: "Fala com sabedoria, ensina com amor!" (Pr. 31, 26).

Conforme a irmã, desde 1964 a Igreja no país vivencia anualmente uma campanha do gênero, que sempre enfatiza nos temas uma realidade concreta com o desejo de que ela seja transformada. "A campanha tem como principal objetivo despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um problema que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução à luz do Evangelho", diz. "Ela é realizada no tempo Quaresmal. Neste período, oficialmente, se dá a abertura em todo território nacional, mas não se reduz somente a este tempo. Este é somente um ponta pé inicial, pois o assunto é trabalhado durante todo o ano, seja por meio de encontros e conferências, as possibilidades são muitas".

É a terceira vez que o tema Educação volta à Campanha da Fraternidade, ganhando espaço para reflexão. "Em 2022, de modo particular, ela caminha impulsionada pelo Pacto Educativo Global, sendo este pacto um chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade. No dia 15 de outubro de 2020 o Pacto foi lançado no Vaticano e, desde então, todo o globo tem se mobilizado para discutir, mobilizar e tornar o Pacto algo concreto em nossas políticas educacionais e institucionais", explica.

"Eu vejo como de extrema importância este tema, precisamos falar sobre Educação, ela é capaz de mudar o mundo. A presença de Deus dentro da Instituição e nos corações dos nossos acadêmicos, professores e colaboradores contribui para um ambiente de ensino de qualidade e de excelência. Fiquei muito feliz pela lembrança da Pastoral em nos apresentar a campanha e a FAG incentiva para que todos busquem sua fé", afirma a pró-reitora administrativa, Jaqueline Gurgacz Ferreira.

A irmã Beatriz coloca que a Educação é um indispensável serviço à vida. "Ela nos ajuda a crescer na vivência do amor, do cuidado e da Fraternidade", comenta. Em todo o Brasil são diversas as iniciativas da Igreja Católica neste período e a nível local, como Arquidiocese, será realizado um encontro celebrativo e formativo sobre o tema no dia 18 de fevereiro, às 19h. "O evento será iniciado com a celebração da Santa Missa, seguido da formação, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida", convida.

A formação será com o professor e sacerdote Vilmar Serighelli, que é assessor regional da Pastoral da Educação. "Convidamos para este dia todas as lideranças, paróquias, colégios, faculdades e centros universitários da nossa cidade e região, para participarem conosco. Na Missa teremos a entrada dos representantes de cada instituição", diz a irmã.

Fonte: www.arquicascavel.org.br
Tags: Cf 2022