A vida no paraíso será monótona?

Acostumados ao ritmo frenético com que administramos nosso tempo, não ficaremos aborrecidos no paraíso (se o Senhor nos der um lugar ali) onde o tempo nunca acaba?
03/09/2020 08:09
4 minutos de leitura
A vida no paraíso será monótona?

Devido que vivemos no tempo, não podemos imaginar uma vida feliz sem uma renovação perpétua de nosso ambiente e de nossas alegrias. Inclusive se moramos numa casa ideal, com uma vida fabulosa no mar ou na montanha, a decoração muda de um dia para o outro e gostamos de vê-la de outra forma. Adoramos receber novos amigos nessa casa ou assistir a algo novo na televisão. E se moramos como eremitas, gostamos de descobrir um pouco mais a cada dia o rosto autêntico de Cristo e seu amor. Então, como podemos ser felizes no Céu, quando finalmente vejamos Jesus no esplendor de sua glória e desfrutar da plenitude de seu amor? Não haverá nada para descobrir ou inventar! Como podemos nos contentar com um oratório quando passamos toda a nossa vida num laboratório?

A surpresa será mais maravilhosa do que podemos imaginar

Consolamo-nos pensando que viajaremos por todo o paraíso e que nunca terminaremos de dizer “obrigado” um ao outro, as “Maria Magdalena” às “Maria Goretti” e vice-versa. Nossos carrascos nos pedirão perdão e o receberemos daqueles a quem ferimos. Vamos gritar “Bravo!!” à todos os santos e santas que pensamos conhecer e que finalmente aparecerão diante de nós com todo o seu brilho. Antes de tudo, lembremo-nos que um dia Deus nos dirá: “Vem regozijar-te com teu Senhor” (Mt 25,21). Então, num “amor à primeira vista” sem fim, entraremos na alegria do Filho amado: nós também não deixaremos de nos elevar ao Pai dizendo: “Pai, estou feliz por ser teu filho amado e Tu és formidável!”

A surpresa que Deus prepara é mais maravilhosa do que podemos imaginar. Nós o veremos irado com os infortúnios que nos oprimem e “sofrer” por essas desgraças. Mas esse sofrimento não ofusca a sua alegria, porque Ele vê e nós veremos com Ele todo o bem que, na sua onipotência, ele é capaz de fazer emergir de todos esses males. Ficamos maravilhados com a forma minuciosa como Ele tem cuidado de nossas vidas e do mundo inteiro. Vamos dar-lhe os parabéns por todos os casais reconciliados, por todos os filhos reconciliados com os pais, por todos os rebeldes reconciliados com o seu Criador e Salvador. E cantaremos nossa adoração à Ele em coro, sem desafinação, sem a menor inveja ou a menor decepção.

E quando formos ressuscitados, nossas cordas vocais não serão as únicas a expressar nossa alegria. Todo o nosso corpo se encherá de alegria e adoro pensar que nunca terminaremos de dançar, ziguezagueando entre as estrelas do céu transfigurado, movendo-nos sem esforço de uma galáxia para outra! O certo é que a surpresa que Deus nos prepara é infinitamente mais maravilhosa do que qualquer coisa que possamos imaginar: “Ninguém viu, nem ouviu, e nem pôde pensar, o que Deus preparou para os que o amam” (1 Cor 2,9 ).

Abade Pierre Descouvemont

Fonte: https://pt.aleteia.org/