Auxiliando na propagação do Reino pela catequese

Catequese
29/08/2020 06:08
5 minutos de leitura
Auxiliando na propagação do Reino pela catequese

VER FOTOS - Clique Aqui!

Servindo há 42 anos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, município de Guaraniaçu, Marli Tonial iniciou como catequista no ano de 1978

Sua história nos serve de inspiração, principalmente, àqueles que ouvem o chamado de Deus e se empenham na construção do Reino. 

Marli possui formação na Escola de Catequistas, Teologia para Leigos, Escola de Liturgia, Inteligência Espiritual, além de vários retiros, seminários e encontros. Sempre acreditou que todos os que ouvem o chamado, precisam, além da graça divina, ter o conhecimento para poderem formar cristãos comprometidos com a Igreja. 

 

Em 1978 aceitou o chamado feito pelo Frei Luciano Bernardi.

A preparação para a catequese foi na sua residência. Utilizavam a Bíblia, livros adquiridos pela paróquia que lhe davam subsídios para os encontros de catequese. 

Trabalhou em todas as etapas e identificou-se com a terceira, pois como Ministra da Eucaristia quis demonstrar o amor e o respeito para com o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo. 

Exercer uma função dentro da Igreja exige respeito e responsabilidade, ainda mais quando se trata de ensinar aos pequenos sobre Cristo. Não podemos esquecer que ensinar os pequenos sobre Cristo é exercer a função com amor. Mesmo com dificuldades que a tarefa lhe trazia, a solução sempre foi inspirar-se na Palavra de Deus, que tornou-se luz para continuar a servir. 

 

Todo o tempo que atuou como Catequista sempre se intitulou “Auxiliar na Construção do Reino de Deus“. Sente em seu coração grande alegria ao conviver com ex catequizandos que exercem funções em pastorais , movimentos e serviço.  

Marli comentou que todos os momentos de ser catequista são gratificantes, mas os que mais a emocionam é quando as crianças recebem o Sacramento da Eucaristia ou do Crisma. 

Outro momento de muito orgulho é o fato de sua filha Janaina além de Coordenadora da Catequese, ser como ela, catequista. 

Marli pretende continuar servindo a Deus na sua missão como catequista e espera inspirar outras pessoas, para que estas, quando forem convidadas, estejam preparadas para atender ao chamado, ao sim para Deus e para a Igreja, despertando nelas a vontade de servir com sabedoria, dedicação, comprometimento e acima de tudo com muito amor. Ser catequista é sempre estar preparado para novas formações, para aprender e sempre buscar a melhor forma de ensinar e formar novos cristãos desde crianças aos adultos. 

Ser catequista é estar disponível para novas formações, objetivando aprender mais, buscar estratégias para formar novos cristãos desde a criança até os adultos. 

 

Este testemunho de Marli serve para nós como um grande exemplo. Estarmos dispostos e preparados para servir ao Reino de Deus. 

Ser catequista , para nossa irmã Marli,  é uma vocação de serviço na Igreja , que recebeu como dom do Senhor para servir aos demais. 

Marli acrescenta que ser catequista é caminhar a partir de Cristo e com Cristo. É alguém que se deixa preencher por Ele e esse olhar do Mestre faz arder o coração. 

Quanto mais Jesus se torna o centro de minha vida, mais eu saio de mim mesma e me faz mais próxima dos outros, afirma Marli. 

O momento do sim de muitos  é imprescindível, e tudo que fizermos nos remete a agir com amor. Eis o segredo: Ação + Amor = Conversão.

 Fonte: Pascom Santa Clara de Assis, Paroquia Nossa Senhora de Fátima – Guaraniaçu

Revisão: Maria da Graça Pellegrinello

Fonte: www.arquicascavel.org.br
Tags: