DOM PEDRO CIPOLLINI LANÇA O LIVRO “SINODALIDADE: TAREFA DE TODOS”

14/10/2021 11:10
4 minutos de leitura
DOM PEDRO CIPOLLINI LANÇA O LIVRO “SINODALIDADE: TAREFA DE TODOS”

Com a intenção de suscitar o debate em torno da sinodalidade na Igreja, o bispo de Santo André (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Pedro Carlos Cipollini, lançou o livro “Sinodalidade: Tarefa de Todos”, uma publicação da Paulus Editora.

No momento em que a Igreja inicia sua caminhada sinodal rumo à XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023, o livro de Dom Pedro Cipollini destaca o chamado do Papa Francisco para a reflexão “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação, Missão”, e recorda a experiência vivenciada por ele, em unidade com todo o povo de Deus, durante o primeiro sínodo realizado na diocese de Santo André (2016-2017).

“Nossa Igreja viveu na prática um processo de comunhão e participação que produziu frutos, entre eles a criação do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, o 8º Plano Diocesano de Pastoral e vários diretórios para facilitar e revitalizar a vida das comunidades”, partilha dom Pedro.

O bispo ainda menciona uma palestra proferida por ele, com o tema: “Sinodalidade, Comunhão e Missão”, na 83ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB, realizada em junho deste ano.

Também no livro, está publicado, como anexo, o discurso do Papa Francisco sobre os 50 anos do Sínodo dos Bispos. Na sua fala, Francisco projeta seu pensamento sobre o futuro do Sínodo e da sinodalidade na Igreja. A decisão de fazer memória das palavras do Papa deve-se à importância para o momento eclesial voltado para a sinodalidade como processo. “Que essa reflexão possa ajudar nos passos dessa busca eclesial que contará, certamente, com contribuições mais substanciosas”, comenta dom Pedro.


Apresentação do livro

Dom Pedro Cipollini convidou o arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Conferência Eclesial da Amazônia, Cardeal Cláudio Hummes,   para escrever a apresentação do livro.

Dom Cláudio diz que elaborar a apresentação constituiu-se para ele um encargo fraterno e honroso, mas também importante pela atualidade da matéria que desenvolve: a sinodalidade. “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera do terceiro milênio” (Discurso do Papa Francisco pelos 50 anos do Sínodo dos Bispos, 17/10/2015).

Ele reforça que a sinodalidade exige desenvolver na Igreja a prática da escuta. Escutar é mais do que ouvir. “Todos devem ser escutados, mas preferencialmente as “periferias geográficas e existenciais”, porque ali estão pessoas e as comunidades que sempre tiveram pouca chance de serem escutadas…Escutar estas “periferias” significa sair da zona de conforto e ir até ali (Igreja em saída e misericordiosa), sentar junto e escutar de verdade, dialogar e juntos procurar construir “novos caminhos”! Caminhar juntos, como irmãos e amigos, respeitando nossas diferenças”, cita Dom Cláudio.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/