COMISSÃO PARA A AÇÃO MISSIONÁRIA DA CNBB CELEBRA ESFORÇO DOS CONSELHOS MISSIONÁRIOS REGIONAIS NA CAMPANHA MISSIONÁRIA 20

26/11/2020 14:11
9 minutos de leitura
COMISSÃO PARA A AÇÃO MISSIONÁRIA DA CNBB CELEBRA ESFORÇO DOS CONSELHOS MISSIONÁRIOS REGIONAIS NA CAMPANHA MISSIONÁRIA 20

Ao longo do mês de outubro, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou a Campanha Missionária 2020, que teve como tema: “A vida é missão” e lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

Durante a campanha, diversas iniciativas foram realizadas pelos Conselhos Missionários Regionais (COMIRE’ s). No Regional Oeste 1 da CNBB, que abrange o estado do Mato Grosso do Sul, o COMIRE realizou de forma online, no dia 31 de outubro, o Terço Missionário, com transmissão pala página do Facebook da diocese de Corumbá (MS), em parceria com representantes do Brasil, Paraguai, México, Chile e Bolívia.

Este Rosário foi rezado com a participação de leigos e leigas, religiosos e religiosas, padres e do bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e referencial do Regional Oeste 1, dom Mariano Danecki. Segundo a coordenadora do COMIRE, Janete Maria Schnorr Favero, cada dezena foi rezada por um país em sua língua, motivando para uma Leitura Bíblica e uma reflexão sobre as realidades que gritam em cada local.

“Concluindo com a oração do Mês Missionário, rezando assim em comunhão, por todos aqueles que se colocam a caminho, em missão e por aqueles que ainda precisam conhecer a Jesus Cristo. Foi um momento muito lindo, ver a unidade do povo mesmo na diversidade cultural e da língua”, ressaltou Janete.

Regional Norte 2

Já região Norte, o destaque é para o encontro virtual com as lideranças missionárias que ocorreu no Regional Norte 2 da CNBB, que compreende os estados do Pará e Amapá e contou com a participação do bispo de Cametá (PA), dom José Altevir da Silva e os assessores da comissão para Ação Missionária e Cooperação intereclesial da CNBB, irmã Sandra Regina Amado e padre Daniel Rocchetti.

Além dessa atividade o COMIRE Norte 2 também realizou lives e formações como: novenas missionárias em comunidades da diocese de Marabá e Cametá, no Pará. Já na diocese de Abaetetuba e Belém, uma equipe de jovens animados pelos missionários Xaverianos participou de uma formação bíblico missionária dada pela irmã Tema Frigério, missionária de Maria Xaveriana.

De acordo com o coordenador regional, padre Paolo Andreolli, “acompanhamos como COMIRE o processo de saída da missão no Oiapoque (AM), onde estamos elaborando um projeto para uma nova missão e participamos de ações de grupos da Infância e Adolescência Missionária (IAM), em Belém e no Rio de Janeiro”, ressaltou.

Regional Sul 1

Já no estado de São Paulo, o COMIRE do Regional Sul 1 da CNBB, realizou diversas atividades. O mês missionário 2020 iniciou com um retiro virtual conduzido pelo assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a vida Consagrada da CNBB, padre Juarez Albino Destro, que teve como tema: “Vocação Missionária”.

Irmã Elisabeth Espinhara – experiência missionária no Chade, na África. Foto: Missionárias Xaverianas

“O retiro esquentou o coração de muitos missionários e missionárias do nosso Regional, de outros Regionais e até de Sidney na Austrália, onde brasileiras receberam o convite e participaram conosco. A experiência foi muito interessante e que alegria poder proporcionar momentos fortes como este para pessoas que estão tão longe de sua pátria”, disse a coordenadora do COMIRE Sul 1, irmã Elisabeth Espinhara.

Já a diocese de Osasco, região metropolitana de São Paulo (SP), realizou leilões virtuais em prol da diocese de Pemba, em Moçambique, na África, onde o regional Sul 1 atua em algumas frentes missionárias em colaboração com aquela diocese.

“A adesão foi incrível, com muitas doações de eletrodomésticos, artesanatos, obras de arte e em dinheiro. O êxito foi muito grande e as pessoas muito generosas. O mais bonito foi perceber o espírito missionário solidário que aproximou pessoas, sobretudo os distantes levando-nos a visualizar o rosto de uma Igreja samaritana e missionária”, explica irmã Elisabeth.

E no último dia 6 de novembro, ocorreu um encontro online com seminários e casas formativas masculinas e femininas do Regional.  O encontro que contou com apoio do COMISE, IPV, CRB/SP – Novas Gerações e SAV, OSIB e CETESP, teve como tema “Somos todos irmãos e irmãs” e lema “Aproximar-se, expressar-se, ouvir-se, olhar-se, conhecer-se, esforçar-se por entender-se, procurar pontos de contato” (Fratelli Tutti, n. 198).

Segundo irmã Elisabeth, “É nosso desejo mais profundo aproveitar destes bons ventos que o novo nos traz. Buscaremos resistir às tentações de caminhar isolados, preocupados com a manutenção de nossos seminários e casas de formações. Este tempo de pandemia já nos mostrou o quanto juntos somos mais fortes. Hoje, mais do que antes somos chamados para animar, proporcionar, articular ações que ajudem no florescer de mais vocações missionárias em nosso Estado de São Paulo. Que Maria a primeira missionária do Pai, interceda por nós neste tempo novo de florescer vocacional-missionário em nosso Regional Sul 1”, disse.

A cada ano, sempre no mês de outubro, as Pontifícias Obras Missionárias (POM), a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA), têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária na Igreja de todo o Brasil.

Foto de Capa: COMIPA paróquia São Matheus Apóstolo, Maringá (PR)
Fonte: https://www.cnbb.org.br/