Como será a restauração do Cristo Redentor do Rio

Trabalho preventivo visa preparar o monumento para seu aniversário de 90 anos
19/11/2020 13:11
3 minutos de leitura
Como será a restauração do Cristo Redentor do Rio

Já começou o Projeto de Restauro Cristo 90 anos, que vai promover a restauração e manutenção do Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

De fato, o trabalho é uma preparação para o aniversário de 90 anos do monumento, que se transformou em cartão-postal do Brasil. A festa, no entanto, só ocorrerá no dia 12 de outubro de 2021.

Os trabalho de restauração do Cristo

O trabalho de restauração do Cristo Redentor começou com os levantamentos das necessidades estruturais que irão embasar o restauro. Além disso, os responsáveis já montaram um andaime para promover o acesso ao interior do monumento.

Nesta fase inicial, os principais objetivos são: identificar os agentes que colocam em risco a integridade da estrutura e elaborar projetos estruturais complementares, como o sistema de proteção contra descargas elétricas, por exemplo. O trabalho preventivo será feiro em parceria com universidades que realizam estudos semelhantes às demandas do Cristo Redentor.

Trata-se, portanto, de um trabalho de conservação preventiva que visa evitar a perda da materialidade e da forma original da escultura. Além disso, pretende-se também prevenir o risco de acidentes com pessoas.

Equipe


O trabalho de restauração do Cristo Redentor é feito por uma equipe de 40 profissionais. Entre eles, estão engenheiros estruturais, elétricos, de segurança, geólogos, arquitetos, mestres, técnicos em escaneamento 3D, alpinistas, pedreiros e escultores, por exemplo.

O time utiliza técnicas e equipamentos de última geração. Para o levantamento das demandas da estrutura os profissionais recorrem à fotogrametria aérea e terrestre. Através da técnica, milhares de fotografias são tiradas por drones que conduzem câmeras de alta resolução.


A equipe já identificou, por exemplo danos no dedo médio direito da escultura, além de imperfeições na cabeça do Cristo e na base. Esses danos, segundo os profissionais, são resultados da ação do tempo e de descargas elétricas (raios).

O Cristo Redentor

Inaugurado em 12 de outubro de 1931, O Cristo Redentor do Rio de Janeiro é uma das sete maravilhas do mundo. Possui 38 metros de altura (equivalente a um prédio de 13 andares) e está a 710 metros acima do nível do mar. O monumento se tornou cartão-postal do Brasil, símbolo da religiosidade do povo brasileiro.

RIO JANEIRO
Shutterstock | GTW
Fonte: https://pt.aleteia.org