Lançado o logotipo da Jornada Mundial da Juventude 2023

Encontro acontecerá em Lisboa, Portugal
16/10/2020 13:10
4 minutos de leitura
Lançado o logotipo da Jornada Mundial da Juventude 2023

Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude de 2023 lançaram hoje, 16 de outubro, o logotipo oficial do evento, que acontecerá em Lisboa, Portugal.

A data de lançamento, aliás, não poderia ser mais especial. É o dia em que João Paulo II, criador da Jornada Mundial da Juventude, foi eleito papa.

O novo logotipo da Jornada Mundial da Juventude

O logotipo foi criado pela designer portuguesa Beatriz Roque Antunes. Ela tem 24 anos, cursou design na Inglaterra, trabalha em uma agência de comunicação de Lisboa e foi a vencedora do concurso que escolheu a melhor arte para divulgar o encontro.

Segundo a designer, a inspiração para a peça veio do próprio tema da JMJ 2023: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Em um vídeo, a autora explicou o que quis transmitir com a imagem: “Como nos diz a passagem que é o tema da JMJ Lisboa 2023, Maria não se acomoda e vai visitar a prima. É esse o convite aos jovens: que não se acomodem, que façam acontecer, que construam e não deixem o destino do mundo nas mãos dos outros. Precisamos todos que os jovens tomem o mundo nas suas mãos”.

Image provided by the Vatican Press Office
Beatriz Roque Antunes venceu o concurso que definiu o logotipo da JMJ 2023

Os elementos da arte

Além de transmitir a mensagem-tema da Jornada Mundial da Juventude, o logotipo reflete também traços da religiosidade do povo português. As cores da bandeira de Portugal (verde, vermelho e amarelo), portanto, marcam forte presença.

Image provided by the Vatican Press Office

O desenho tem a cruz como elemento principal. Trata-se, portanto, do sinal do amor de Deus pela humanidade.


No entanto, a cruz é atravessada por um caminho. Isso pode ser interpretado como sendo a estrada que Maria percorreu para visitar Isabel. Pode ser também um convite para que os jovens não se acomodem pelo caminho que os levará a construir um mundo melhor, sempre guiados pelo Espírito Santo.

Por outro lado, o logotipo faz referência ao Terço. Na verdade, este é um grande símbolo da espiritualidade dos portugueses e sua imensa devoção a Nossa Senhora de Fátima.

Por fim, a imagem do perfil de Maria ainda jovem. Certamente, esse símbolo garante a identificação com o público do evento e representa bem o tema escolhido para o encontro.

Site oficial

Os organizadores da Jornada Mundial lançaram também o site oficial do encontro. Ao acessar www.lisboa2023.org, o internauta poderá ficar por dentro de tudo sobre o evento: organização, datas, programação e notícias sobre o encontro, o país e a cidade-sede.

Portanto, não perca tempo; acesse!

Fonte: https://pt.aleteia.org