Indonésia. Dia Mundial das Missões: nas dioceses, a Oração do Terço Missionário

A ideia da iniciativa partiu da direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias na Indonésia, em cooperação com a Comissão para as Missões da Conferência episcopal. O diretor nacional das POM, Pe. Widipranoto, explica que a oração está centralizada no “tema do Dia Mundial das Missões, 'Eis-me aqui, envia-me'. Todo batizado, como um ardente seguidor de Cristo, é chamado a levar adiante a missão evangelizadora, para o bem das pessoas e para a paz no mundo”
07/10/2020 09:10
5 minutos de leitura
Indonésia. Dia Mundial das Missões: nas dioceses, a Oração do Terço Missionário

Vatican News

Os católicos indonésios vivem no mês de outubro a “Oração do Terço Missionário” nacional. Em todas as 37 dioceses da Indonésia (país do Sudeste Asiático), os bispos conduzem a oração e convidam todas as comunidades, paróquias, associações e famílias a elevar a oração mariana em favor das missões. Um encontro diário ou semanal que se dá em cada família ou grupo católico e muitos, espalhados por todo o arquipélago, estarão em reuniões de oração online.

Oração é também anunciada em plataformas de redes sociais

A abertura deste mês de oração do Terço de Nossa Senhora, em 1º de outubro, foi confiada ao bispo de Bandung, em Java Ocidental, dom Anton Subianto OSC, que também é o secretário geral da Conferência Episcopal da Indonésia (KWI). O cardeal indonésio Ignatius Suharyo, arcebispo de Jacarta, fará a conclusão oficial com a oração de 31 de outubro.

Católicos indonésios, de muitas comunidades diferentes em termos de idioma, etnia, cultura, extração social, estão unidos e participam com entusiasmo desta oração nacional, que também é anunciada em plataformas de redes sociais.

Iniciativa centralizada no tema “Eis-me aqui, envia-me”

A ideia desta iniciativa partiu da direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) na Indonésia, em cooperação com a Comissão para as Missões da Conferência episcopal.

Falando com a Fides – agência missionária da Congregação para a Evangelização dos Povos – sobre a “Oração do Terço Nacional” que dura todo o mês, o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias, padre Markus Nur Widipranoto, explica que “a oração está centralizada no próprio tema do Dia Mundial das Missões, 'Eis-me aqui, envia-me'. Todo batizado, como um ardente seguidor de Cristo, é chamado a levar adiante a missão evangelizadora, para o bem das pessoas e para a paz no mundo”.

Deixar para trás egoísmo e egocentrismo

“Outro objetivo – explica o sacerdote – é deixar-se inspirar por Pauline Marie Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra para a Propagação da Fé, uma das quatro POM, promotora do Terço vivo, e por sua capacidade de concretizar a ajuda pessoal na obra missionária, com oração e caridade a serviço da missão.”

Uma referência preciosa, prossegue o diretor, “é também constituída pelo pensamento e espiritualidade do Bispo Fulton J. Sheen. Encorajamos fortemente todas as pessoas a deixar para trás seu egoísmo e egocentrismo e começar a se envolver com seu próximo, especialmente com os mais fracos, vulneráveis e marginalizados”, explica o sacerdote, que pode constatar com alegria e esperança “a adesão de um número cada vez maior de fiéis indonésios ao mês de Oração do Terço Missionário”.

(Fides)

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt
Tags: Indonésia