Angola. Treze Ordenações sacerdotais marcam 80 anos da arquidiocese do Huambo

Os 80 anos de existência da Arquidiocese do Huambo, em Angola, celebrados neste domingo (27/09) foram marcados com a ordenação de 13 novos sacerdotes.
30/09/2020 09:09
2 minutos de leitura
Angola. Treze Ordenações sacerdotais marcam 80 anos da arquidiocese do Huambo

Anastácio Sasembele – Luanda, Angola

A arquidiocese do Huambo viu a sua pastoral reforçada com a ordenação de 13 novos sacerdotes diocesanos, numa celebração que contou com a presença de Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

O evento ficou igualmente marcado pelos festejos dos 80 anos de existência da Arquidiocese, 50 anos de sacerdócio do padre Justo Félix e pelos 25 anos de vida sacerdotal de D. Zeferino Zeca Martins, actual pastor da arquidiocese.

“A autenticidade do nosso ministério vem da coerência do nosso testemunho de vida apesar das nossas humanas limitações e fraquezas” , disse na homilia D. Zeca Martins.

E o presidente da CEAST, D. Filomeno do Nascimento Vieira Dias, pediu à Igreja particular do Huambo que continue a ser uma Igreja que procura ser missionária de “casa em casa”, consoladora, Igreja atenta à palavra.

O padre Justo Félix que celebrou 50 anos de sacerdócio falou dos “altos e baixos” nesta sua caminhada sacerdotal e recordou com nostalgia o difícil período de falta de paz que teve de enfrentar.

A Arquidiocese do Huambo é fruto do desmembramento da Diocese de Angola e Congo, que foi a única diocese católica de Angola até 1940. De seu antigo território, foram erigidas várias dioceses. Foi elevada à arquidiocese em 1977 e na esteira das mudanças ocorridas após a independência do País de Portugal, teve o seu nome alterado de Nova Lisboa para Huambo, homónimo da cidade - sede da arquidiocese.

Seu actual arcebispo é Dom Zeferino Zeca Martins, SVD, e a sua Sé é a Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt
Tags: Angola