Arquidiocese de Cascavel
WhatsAppInstagramFacebookYouTube
Arquidiocese prepara seu Jubileu de Ouro

Arquidiocese prepara seu Jubileu de Ouro

Arquidiocese Cascavel

Data será celebrada com missões a serem realizadas durante todo o ano de 2028

No cerne da Igreja Católica está a missão de viver e anunciar o Evangelho, levando a mensagem de Cristo a todas as nações e visando renovar a fé dos batizados.

E missão significa sair ao encontro do próximo, promovendo também a caridade. Cada cristão, por meio do batismo, é um discípulo missionário chamado a participar ativamente dessa obra, seja em sua própria comunidade ou em outras partes do mundo. 

Este foi um dos legados deixados pelo Papa Francisco, o incentivo à Igreja a ser missionária, saindo de si mesma para ir ao encontro do outro, mesmo que isso implique enfrentar desafios. 

Às vésperas de completar 50 anos de sua instituição, a Arquidiocese de Cascavel prepara uma grande ação missionária a ser realizada no âmbito de sua área de abrangência. A preparação começa ainda nesse ano de 2026, com a formação dos missionários, a qual vai acontecer por decanatos no primeiro semestre e por paróquias no segundo semestre, com datas a serem definidas pelo pároco em unidade com a coordenação Arquidiocesana.  

A última etapa, que prepara especificamente para a missão em 2028, vai acontecer no ano de 2027. E, todo esse trabalho de preparação dos missionários será desenvolvido pela Escola de Evangelização Santo André (EESA). Esta é uma instituição formada por leigos, que serve dioceses e paróquias, assim como movimentos apostólicos e todas as instâncias de evangelização na Igreja, com uma metodologia e programa de formação específicos para a ação missionária.

Para conhecer a escola e entender melhor como se dará esse processo formativo, vamos conversar com Andreliza Soares da Silva. Ela é Pedagoga e Conselheira da Região Sul – EESA Brasil.

 

1.        Poderia nos contar como nasceu a EESA e qual a sua essência?

Andreliza: Tudo começou como um pequeno grão de mostarda que cresceu e estendeu seus ramos em mais de 60 países, com mais de 2000 escolas de evangelização que partilham Visão, Programa de Formação e Metodologia. O Projeto Pastoral Santo André responde ao chamado e envio do Senhor Jesus para evangelizar até os confins da terra e até o fim dos tempos: “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15).

Também é uma resposta à exortação do Papa João Paulo II, para empreender uma Nova Evangelização: nova no ardor, nova nos métodos e nova nas expressões. Em 1980 nasceu a primeira Escola Kerygmática de Evangelização no México, então chamada “Escola de Apóstolos”, graças à visão e colaboração de um leigo católico, José H. Prado Flores – Nosso fundador. Hoje estamos em 54 países, porém, com a mesma essência: buscar pessoas que anunciem, sirvam e amem o Senhor Jesus mais e melhor do que a nós mesmos.

 

2.        Como são realizados os cursos?

Andreliza: Seguimos um programa de formação com 3 etapas: 7 cursos em cada etapa e ainda cursos optativos. As turmas em Cascavel serão formadas com cerca de 50 a 80 participantes, com vários formadores em cada turma e acontecerão nos finais de semana, sendo alguns no sábado e domingo e outros de sexta à domingo, a depender da carga horária de cada curso. Já as aulas seguem um itinerário que é todo apostilado e protocolado pela escola Santo André. 

 

3.        A escola segue metodologia e conteúdo específicos?

Andreliza: A EESA está constituída por uma metodologia ativo-participativa, onde o participante aprende em relação com os outros e expressa suas experiências; e, por vários princípios pedagógicos que implicam o conhecimento da pessoa em relação com a perspectiva da aprendizagem. E sendo metodologia ativo-participativa, a metodologia já traz a prática inserida no contexto dos cursos.

 

4.        Como será feito esse trabalho de formação na nossa Arquidiocese?

Andreliza: Começaremos com cursos nos 6 decanatos e seguiremos o fator multiplicador.

A princípio realizaremos 3 cursos básicos: Nova Vida = Kerígma, Emaús = Ardor No Coração Missionário, João = Viver o Discipulado e depois, Tito = preparação para a missão evangelizadora.

 

5.        Já tem uma programação estabelecida?

Andreliza: Eu, como Conselheira Sul, juntamente com a Arquidiocese de Cascavel, estamos preparando um calendário para a organização dos cursos e também das equipes EESAS, que contará com a participação de missionários de todo o Paraná e de outros estados, ou seja, teremos mais de 50 missionários EESAS nesta missão.

 

6.        Quem pode ser missionário e a quem o convite é?

Andreliza: O convite será estendido pela Arquidiocese de Cascavel a todos os leigos interessados e poderá participar e ser missionário todo aquele que sentir um chamado e o desejo de sê-lo.

 

7.        O que motiva uma pessoa a ser missionária?

Andreliza: Para a EESA, nossa maior motivação, é levar “novos Pedros a Jesus” – assim como fez André – daí o nome de nossa escola. A nossa inspiração, tomamos do apóstolo Santo André, que busca Pedros que sirvam, amem e anunciem o Senhor Jesus mais e melhor que a nós mesmos. Além disso, cada pessoa tem uma motivação, um chamado. Eu por exemplo, o que mais me motivou foi levar novas pessoas a Jesus.

 

8.        Na prática, como as missões irão funcionar na nossa Arquidiocese?

Andreliza: O início será em 2026, com a formação com a metodologia EESA (3 Cursos); em 2027 teremos a sequência da formação da Missão Evangelizadora, ainda com a metodologia EESA e, em 2028, ano do Jubileu da Arquidiocese, acontecerá a Evangelização Porta a Porta: “Ide Por Todo o Mundo e Proclamai o Evangelho o Toda Criatura” (Mc 16, 15).

 

9.        Que tipo de mensagem é levada, e quais ações concretas são realizadas em uma ação missionária?

Andreliza: A mensagem é o anúncio do Kerigma com uma nova mentalidade: Não há novos evangelizadores sem nova mentalidade. Lançar a rede do outro lado. Vinho novo em odres novos, com novas técnicas de ensino-aprendizagem: não basta saber anunciar, é necessário saber como formar evangelizadores.

 

10.    RNSA: Qual o alcance esperado?

Andreliza: Espera-se alcançar todas as famílias católicas que fazem parte do âmbito das 42 paróquias da arquidiocese, bem como aquelas famílias com pouca ou nenhuma participação na Igreja e na vida da comunidade. As pessoas que ainda não fizeram os sacramentos e que não frequentam nenhuma religião cristã também são alvo das missões e poderão ser visitadas, receber a Palavra e conhecer um pouco mais de Jesus, para que se sintam convidadas a frequentar a igreja da sua comunidade. 

 

11.    Uma sociedade mais espiritualizada proporciona uma vivência melhor?

Andreliza: Com certeza, e o queremos deixar para a Arquidiocese, enquanto EESA, é que depois desta missão evangelizadora, cada paróquia ou cada decanato possa continuar com sua escola e continuar evangelizando com o nosso programa de formação.

 

FORMADORA DE MISSIONÁRIOS

As Escolas de Evangelização Santo André são um grupo de Escolas no mundo que compartilham visão, metodologia e programa de formação.

A EESA serve dioceses e paróquias, assim como movimentos apostólicos e todas as instâncias de evangelização na Igreja.

Nosso objetivo é que as paróquias não sejam apenas centros de culto, mas também uma mesa onde se distribui o Pão da Palavra de Deus, para ter uma Igreja evangelizadora. Nosso sonho: uma Escola de Evangelização em todas as paróquias da Igreja Católica.

Contamos com pregadores para congressos – pregar ou ensinar;
• Treinamento para jovens;
• Cursos Kerygmáticos para crianças;
• Formação e treinamento de equipes de serviço, pregadores e diretores da Escola de Evangelização;
• Formação de agentes pastorais para realizar a Missão Paroquial.

Informações da Notícia

Data de Publicação

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

14:02

Autor

Alice Zanini

Tempo de Leitura

5 minutos

Categoria

Arquidiocese Cascavel

Veja também Artigos relacionados

Arquidiocese realiza primeira Mostra de Projetos da Campanha da Fraternidade
Arquidiocese Cascavel

Arquidiocese realiza primeira Mostra de Projetos da Campanha da Fraternidade

05/02/20265 min

‘Nenhuma família sem teto’
Arquidiocese Cascavel

‘Nenhuma família sem teto’

12/02/20265 min

Missa Campal abre evento do Agro
Arquidiocese Cascavel

Missa Campal abre evento do Agro

12/02/20265 min