Arquidiocese de Cascavel
WhatsAppInstagramFacebookYouTube
Arquidiocese realiza primeira Mostra de Projetos da Campanha da Fraternidade

Arquidiocese realiza primeira Mostra de Projetos da Campanha da Fraternidade

Arquidiocese Cascavel

Na última sexta-feira (30), a Arquidiocese de Cascavel vivenciou um momento histórico com a realização da primeira Mostra de Projetos da Campanha da Fraternidade. O evento reuniu lideranças e representantes de comunidades para apresentar e compartilhar iniciativas desenvolvidas em prol da fraternidade e do bem comum, com destaque, nesta edição, para a temática da Ecologia Integral.

De acordo com a coordenadora da Equipe de Campanhas, Rejane Tristoni, “a Mostra teve como objetivo divulgar os projetos contemplados pela Campanha, promover a partilha de experiências e fortalecer o compromisso da Igreja com ações sociais, educativas e pastorais”. Durante o encontro, os participantes puderam conhecer de perto cada iniciativa, suas metas, resultados e os impactos gerados nas comunidades atendidas.

Coordenadora da Equipe de Campanhas, Rejane Tristoni

Vale destacar que a Campanha da Fraternidade (CF), promovida pela CNBB durante o período da Quaresma, aborda anualmente temas sociais urgentes, com o objetivo de promover a conversão e a solidariedade. Em 2024, o tema foi “Fraternidade e Amizade Social”; em 2025, “Ecologia Integral”; e, em 2026, será “Fraternidade e Moradia”. O gesto concreto da Campanha é a Coleta Nacional de Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, que financia projetos sociais. Do total arrecadado, 60% são destinados ao Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), que atende projetos locais, e 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade, que apoia iniciativas em todo o Brasil.

Em Cascavel, a realização da Mostra de Projetos também representa um passo importante para ampliar a participação das paróquias, engajar voluntários e valorizar iniciativas que promovem a solidariedade, a cidadania e o cuidado com a vida.

Coordenadora da Equipe de Campanhas, Rejane Tristoni

Na Catedral Nossa Senhora Aparecida, o projeto #CatedralSustentável ganhou ainda mais força com os recursos arrecadados por meio do Fundo Diocesano de Solidariedade. “O projeto teve início em 2023, com foco principalmente na separação dos rejeitos durante a Festa da Padroeira. Com o passar do tempo, percebemos a necessidade e a oportunidade de ampliar essa separação para outros espaços da Catedral, de forma permanente. A partir dos recursos recebidos em 2025 do FDS, conseguimos adquirir materiais para trabalhar a Educação Ambiental, além de oferecer condições para que as pessoas visualizem, por meio de placas indicativas, como realizar corretamente a separação dos resíduos”, destacou Izabel Tavares, coordenadora do projeto.

Outro projeto contemplado foi a Casa da Fralda, da Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio, que existe em Cascavel há mais de 10 anos. Com o apoio de voluntários, o projeto produz e doa fraldas geriátricas para enfermos em situação de vulnerabilidade. “Por meio do FDS, recebemos o valor de R$ 15 mil, que foi investido na compra de insumos, resultando na produção de aproximadamente 7.500 fraldas geriátricas. Essa quantidade equivale a quase dois meses de atendimento. No restante do ano, mantemos o projeto por meio de doações da comunidade. Por isso, o apoio dos fiéis é fundamental para que iniciativas como a nossa continuem atendendo quem mais precisa”, concluiu o padre Diony Alexandre Januário, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio.

Coordenadora da Equipe de Campanhas, Rejane Tristoni

Antes do encerramento do evento, dom José Mário Scalon Angonese reforçou a importância da participação das comunidades na divulgação do verdadeiro e principal objetivo da Campanha da Fraternidade: a atuação concreta na área da caridade.

Vale destacar que, os recursos arrecadados em 2024 foram destinados ao Rio Grande do Sul, em razão da tragédia climática vivenciada no período.

A expectativa é de que a Mostra de Projetos se consolide como uma tradição anual, servindo como vitrine para as iniciativas apoiadas e incentivando cada vez mais a participação da comunidade nas ações da Campanha da Fraternidade.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE (CF) 2026

Na segunda-feira, 16 de fevereiro, véspera de Carnaval, acontecerá na Catedral Nossa Senhora Aparecida, Missa de Abertura e Formação sobre o tema da CF 2026, às 19h. 

A Santa Missa contará com representantes leigos, padres e religiosos, de toda a Arquidiocese de Cascavel (PR), e será presidida pelo arcebispo, dom José Mário Scalon Angonese. 

A Campanha da Fraternidade 2026, promovida pela CNBB, tem como tema "Fraternidade e Moradia" e lema "Ele veio morar entre nós" (Jo 1,14). A campanha foca no direito à moradia digna, visando combater o déficit habitacional, a especulação imobiliária e a situação de rua, à luz do mistério da encarnação e da doutrina social da Igreja. 


Informações da Notícia

Data de Publicação

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

15:00

Autor

Alice Zanani

Tempo de Leitura

5 minutos

Categoria

Arquidiocese Cascavel

Veja também Artigos relacionados

Padroeira do Brasil e das nossas Paróquias
Notícias

Padroeira do Brasil e das nossas Paróquias

05/02/20265 min

Assembleia dos Bispos do Paraná tem início na Diocese de Foz do Iguaçu (PR)
Notícias

Assembleia dos Bispos do Paraná tem início na Diocese de Foz do Iguaçu (PR)

12/11/20255 min

Educar é semear esperança: o colégio como lugar de escuta, sentido e vida
Artigos

Educar é semear esperança: o colégio como lugar de escuta, sentido e vida

05/02/20265 min