A Paróquia Nossa Senhora Consolata de Cafelândia possui mais de 90 Comunidades Eclesiais Missionárias.

30/09/2020 18:09
5 minutos de leitura
A Paróquia Nossa Senhora Consolata de Cafelândia possui mais de 90 Comunidades Eclesiais Missionárias.

VER FOTOS DOS ENCONTROS - Clique Aqui!


Com o objetivo de tornar a Igreja mais próxima da comunidade, no ano de 2019, a Paróquia Nossa Senhora Consolata a exemplo das demais paróquias da Arquidiocese de Cascavel que já fazem a caminhada da Igreja no sistema de setorização Paroquial, passa então a colocar em prática o projeto Arquidiocesano de renovar os Grupos de Famílias, já existentes em nossa Comunidade há muitos anos. Tendo em vista as Novas Diretrizes para a Evangelização, essa Ação Evangelizadora passa a se chamar consensualmente na Arquidiocese de Cascavel de “Comunidades Eclesiais Missionárias – CEM”. Sendo assim, as várias Comunidades Eclesiais estão espalhadas em todo o território da Paróquia Nossa Senhora Consolata de Cafelândia.

 

 

 

O Sr. Francisco de Camargo, coordenador paroquial das Comunidades Eclesiais Missionárias,  desde junho de 2019, ressalta que a Igreja em saída tornou as pessoas mais próximas na vivência em  comunidade e as aproximou da Palavra de Deus, objeto fundamental das reuniões em Família, aonde acontece as duas partilhas: A DA PALAVRA E A DO PÃO. Ele nos fala que desde a setorização, tornou-se mais próximo e eficaz o trabalho Pastoral a partir da Igreja Matriz e as demais capelas que compõem a Paróquia. 

 

 

 

A Paróquia Nossa Senhora Consolata é composta por:

Igreja Matriz Nossa Senhora Consolata;

Igreja Capela Nossa Senhora Aparecida;

Igreja Capela Santa Luzia;

Igreja Capela São Jose;

Igreja Capela São Valentin;

 

 

 

Explicou que com a setorização cada comunidade presente nas capelas desenvolve sua missão a partir dos setores devidamente distribuídos conforme o número de famílias, fazendo acontecer as comunidades eclesiais missionárias. Sendo assim, os grupos se reúnem nas casas a cada quinze dias com o objetivo de rezar e compartilhar esta experiência de fé e amor.

 

 

 

Iniciamos tudo a partir da comunidade Capela Nossa Senhora Aparecida que está localizada em torno de diversos bairros em nosso município. Daí o trabalho foi dando certo e se espalhou por todas as comunidades rurais e região onde está localizada a Igreja Matriz. Hoje a nossa Paróquia está dividida por 23 setores com cerca de quatro Comunidades Eclesiais Missionárias em cada setor. Nestes setores, cada comunidade aprovou um santo de devoção para os seus grupos e os mesmos são identificados pelo nome de seus santos devotados. 

 

 

 

Francisco afirma que esta é uma oportunidade da Igreja estar mais próxima da comunidade, pois além dos momentos de reflexão sobre os pilares de sustentação; Palavra, Pão, Caridade e Missão, existem ainda a presença de um ministro em dias específicos para a partilha da Eucaristia.

 

 

 

Devido à pandemia do COVID-19, os grupos não estão se reunindo conforme decreto do Governo Estadual e Municipal, que ainda proíbe aglomerações.   No entanto, o objetivo é retornar com os encontros assim que a pandemia esteja estabilizada.

 

 

 

Mesmo com a Pandemia, procuramos reunir o coordenador de cada Comunidade Eclesial Missionária, para a celebração da Santa Missa e reflexão de assuntos importantes para manter viva a proposta.


Fonte: www.arquicascavel.org.br
Tags: CEM