O Papa Francisco parte para o Bahrein

Francisco estará de 3 a 6 de novembro no Reino do Bahrein. Esta manhã, na Casa Santa Marta, antes de seguir para o aeroporto para a Viagem Apostólica ao Bahrein, o Papa Francisco encontrou três famílias de refugiados da Ucrânia, acolhidas por famílias italianas.
03/11/2022 10:11
4 minutos de leitura
O Papa Francisco parte para o Bahrein

Silvonei José, Vatican News

O Papa Francisco deixou o aeroporto de Fiumicino (Roma) às 9h45, hora de Roma, desta quinta-feira, com destino ao Bahrein onde deverá chegar por volta das 16h45, hora local (14h45, hora de Roma) depois de mais de 5 horas de voo percorrendo 4.228 Km.

Aceitando o convite das autoridades civis e eclesiásticas, o Papa Francisco realiza a anunciada Viagem Apostólica ao Reino do Bahrein de 3 a 6 de novembro, visitando as cidades de Manama e Awali por ocasião do Fórum do Bahrein para o Diálogo: Oriente e Ocidente para a Coexistência Humana".  Na cidade de Awali, foi consagrada em 10 de dezembro de 2021 a Catedral de Nossa Senhora da Arábia, padroeira do Golfo Pérsico.

Encontro com famílias refugiadas

Esta manhã, na Casa Santa Marta, antes de seguir para o aeroporto para a Viagem Apostólica ao Bahrein, o Papa Francisco encontrou três famílias de refugiados da Ucrânia, acolhidas por famílias italianas.

Tratou-se da esposa de um sacerdote ortodoxo, com dois filhos, um de 18 anos e uma filha de 14 anos, da região de Kropyvnytskyi, a 150 km de Mykolaiv, enquanto seu marido e seu filho mais velho permaneceram na Ucrânia; também uma mãe de 30 anos com duas filhas de 4 e 7 anos que haviam fugido da cidade parcialmente ocupada de Zaporizhzhia; e uma mulher de 53 anos com um filho de 13 anos, com uma grave deficiência, e sua mãe de 73 anos, de Kiev.

Será a 39ª viagem apostólica

Esta é a 39ª Viagem do Papa Francisco que já visitou 54 países diferentes nestes quase 10 anos de pontificado. Dentro da Itália, o Papa fez 31 visitas pastorais a 41 cidades ou vilarejos. Sua última viagem ao exterior foi ao Cazaquistão de 13 a 15 de setembro deste ano por ocasião do VII Congresso de Líderes das Religiões Mundiais e Tradicionais.

Logotipo e lema

O logotipo da viagem é formado pelas bandeiras do Reino do Bahrein e da Santa Sé, representadas de forma estilizada como duas mãos abertas para Deus, simbolizando também o compromisso dos povos e nações de se encontrarem num espírito de abertura, sem preconceitos, como "irmãos e irmãs". O fruto do encontro fraterno é o dom da paz, simbolizado pelo ramo de oliveira representado no centro das "duas mãos".

A escrita "Papa Francisco" é azul para indicar que a Viagem Apostólica é confiada à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, venerada sob o título de Nossa Senhora das Arábias, particularmente na catedral do mesmo nome, um presente do Reino do Bahrein à Igreja Católica do país.

O lema da Visita, "Paz na terra aos homens de boa vontade", é inspirado nas palavras cantadas pelos anjos na história do nascimento do Senhor no Evangelho de Lucas.


Fonte: https://www.vaticannews.va/pt
Tags: