“Sinodalidade e Missão” foi o tema da Assembleia do COMIRE

19/09/2024 11:09
6 minutos de leitura
“Sinodalidade e Missão” foi o tema da Assembleia do COMIRE

Entre os dias 13 e 15 de setembro, o Centro de Formação Juan Diego, em Guarapuava (PR), sediou a Assembleia do Conselho Missionário Regional (COMIRE). O encontro contou com a participação de 58 pessoas, representando 13 dioceses do Paraná.  

O coordenador do COMIRE, José Donizete Duarte, coordenou a assembleia, que contou com a presença e participação do bispo de Paranavaí (PR) e referencial do COMIRE, Dom Mário Spaki. Com o objetivo de aprofundar a compreensão dos desafios e oportunidades que a sinodalidade oferece à Igreja, especialmente no contexto missionário, o tema da assembleia foi: “Sinodalidade e Missão”. A assessoria do tema foi abordada pelo padre Antônio José de Almeida, da diocese de Apucarana (PR), a qual ajudou os participantes a refletirem sobre o papel da Igreja enquanto comunidade em missão. 

“Sinodalidade é caminhar juntos. Jesus não parava, Jesus caminhava de povoado em povoado, de aldeia em aldeia, e conversava com o povo nas situações em que se encontravam. Então, quando a gente para, se encontra com outro, fala, ouve, sente o que o outro sente, vive o que o outro vive, compartilha a própria experiência e tal, são gestos de sinodalidade, são expressões de sinodalidade”, disse padre Antônio sobre o tema.  

A programação da assembleia incluiu momentos de espiritualidade, celebrações e conferências. No sábado, 14 de setembro, as atividades começaram com a oração das Laudes. Ao final da tarde, dom Mário presidiu a missa, onde compartilhou suas experiências sobre as comunidades eclesiais missionárias, inspirando os participantes com seu relato sobre a importância da missão para a vida da Igreja. 

Avaliando a assembleia e a caminhada do COMIRE, dom Mário afirmou que passos significativos estão sendo dados. “Muitas dioceses que estão aqui presentes, estão fazendo um trabalho bonito de missão verdadeira, acontecendo em atividades e também envolvendo outras expressões da Igreja na linha missionária”, disse o bispo. 

Sobre o tema, dom Mário afirmou que percebeu grande interesse e participação de todos. “O assessor nos ajudou, com elementos bem simples e fundamentais, para entendermos a base da sinodalidade, de onde ela vem. Ele nos mostrou que não é uma coisa que o Papa Francisco inventou, mas sim que a sinodalidade é caminhada em comunhão, é caminhar juntos, é a natureza da Igreja”, afirmou. 

José Donizeti comentou que é muito importante os católicos compreenderem melhor o que significa sinodalidade. “A coordenação do COMIRE teve a graça de perceber que poderíamos trazer alguém capacitado sobre o Sínodo, para nos ajudar a compreender melhor o que é a sinodalidade, e saber realmente o porquê o Papa insiste nesse tema. Nosso desejo é que todas as comunidades, todas as paróquias e as dioceses do nosso Paraná possam caminhar numa mesma linha. É isso que o Papa pede, que a Igreja caminhe numa mesma direção, com espírito sinodal”, afirmou Donizeti.  

Para a assessora da Infância e Adolescência Missionária (IAM) da diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR), irmã Lurdes Corona, a assembleia foi um momento de graça. “Especialmente por acrescentar algo mais no nosso caminho de sinodalidade, por aumentar o nosso ardor missionário. O assessor nos ajudou a refletir sobre a caminhada da Igreja desde a Antiguidade, desde o Antigo Testamento, enfim, todo o percurso realizado, com experiências de sinodalidade. Foi uma assembleia muito participativa, na qual as pessoas saíram animadas, Também foi um momento muito importante de interrelações, de escuta e de troca de experiências”, disse a religiosa.  

A assembleia encerrou-se com um forte sentimento de compromisso renovado com a missão evangelizadora da Igreja, alinhada com o espírito sinodal proposto pelo Papa Francisco. O evento foi avaliado positivamente pelos participantes, que destacaram a importância de reunir lideranças de diferentes dioceses para refletir e articular a ação missionária na Igreja do Paraná.  

Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2
Com informações e fotos da secretaria do COMIRE


Fonte: https://cnbbs2.org.br/
Tags: