44ª Assembleia do Povo de Deus será realizada nas quatro Províncias Eclesiásticas do Paraná

18/09/2024 16:09
5 minutos de leitura
44ª Assembleia do Povo de Deus será realizada nas quatro Províncias Eclesiásticas do Paraná

Nos próximos dias 20 a 22 de setembro será realizada a 44ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2 da CNBB. Pela terceira vez, o evento será realizado, simultaneamente, nas quatro Províncias Eclesiásticas: Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina. Um dos principais objetivos desse modelo de realização de Assembleia é proporcionar uma maior participação. A estimativa é que em cada província participem cerca de 150 pessoas, atingindo um total de aproximadamente 600 participantes. Quando a Assembleia é centralizada em um único lugar, a participação fica limitada a 150 pessoas.  

Trata-se de uma mesma Assembleia, pautada numa mesma temática: “Espiritualidade de Comunhão a partir do Vaticano II”. As questões para os trabalhos de grupo são as mesmas para as quatro províncias e foram elaboradas, previamente, pelo Regional Sul 2 da CNBB, em diálogo com os assessores. Cada Província, a partir da Ação Evangelizadora das dioceses, organizou a Assembleia, escolhendo o local, o assessor e os participantes convocados.   

Local e assessor da 42ª Assembleia do Povo de Deus em cada Província   

A província de Curitiba, que compreende a arquidiocese de Curitiba e as dioceses de Guarapuava, Paranaguá, São José dos Pinhais, União da Vitória e Ponta Grossa, e a metropolia e a eparquia católicas ucranianas, vai realizar a assembleia na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava (PR). O início será às 18h de sexta-feira, dia 20 de setembro, e a conclusão será às 12h do domingo, dia 22 de setembro. O assessor será o professor Diogo Pessoto, leigo da diocese de São José dos Pinhais.   

A província de Cascavel, que compreende a arquidiocese de Cascavel e as dioceses de Foz do Iguaçu, Palmas-Francisco Beltrão e Toledo, realizará a assembleia no Instituto João Paulo II, em Toledo. O início será às 18h de sexta-feira, dia 20 de setembro, e a conclusão será às 19h do sábado, dia 21 de setembro. O assessor será o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Antônio Luiz Catelan.  

A província de Londrina, que compreende a arquidiocese de Londrina e as dioceses de Cornélio Procópio, Apucarana e Jacarezinho, realizará a assembleia durante todo o sábado, 21 de setembro, no Centro Arquidiocesano de Pastoral Jesus Bom Pastor, em Londrina. O assessor será o padre Valdecir Ferreira, da diocese de Apucarana.   

A província de Maringá, que compreende a arquidiocese de Maringá e as dioceses de Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí, realizará a assembleia no Centro de Formação Bom Pastor – Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória, em Maringá, durante o dia 21 de setembro, com início às 7h30 e término às 19h30. O assessor será o padre Carlos Gomes, da diocese de Umuarama.  

A síntese final da 44ª Assembleia do Povo de Deus, realizada por províncias, será realizada nos dias 23 e 24 de setembro, antes do início da Assembleia dos Bispos, em Palmas-Francisco Beltrão. Toda organização e regulamento da Assembleia foi organizada conforme o regimento do Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB Regional Sul 2.  

Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2

Fonte: https://cnbbs2.org.br/
Tags: