A 11ª edição do Seminário de Comunicação Social, promovido pela arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), reuniu, de 11 a 13 de setembro, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro (RJ), 160 profissionais de comunicação da Igreja no Brasil, sendo 40 de forma online, em torno da discussão do tema: “Igreja, casa de vido – assessoria de comunicação na construção da reputação e da identidade”. A Igreja do Paraná teve uma participação significativa, com 28 pessoas, sendo quatro de forma online, representando 11 dioceses.
Na abertura, o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani Tempesta, anfitrião do encontro, introduzindo o tema e disse “estamos vivendo uma era na qual, em razão das redes sociais, a Igreja e todas as organizações estão expostas ao escrutínio público”. Decorre disto, segundo ele, a necessidade de ter zelo e cuidado com a imagem, identidade e reputação da instituição. “Somos chamados a ser autênticos e transparentes”, disse.
Dom Orani também falou do poder das redes sociais na construção de falsas narrativas que levam as pessoas a acreditarem ser a verdade. “Numa casa de vidro, a mídia de um modo geral foca mais em nossos problemas, que devemos enfrentar e resolver, mas também devemos ser capazes de mostrar as belezas de nossa Igreja”, disse. Dom Orani reforçou uma orientação do Papa Francisco: “A nossa comunicação deve ser testemunho. Há sempre a assinatura de nosso testemunho em tudo que fazemos”, disse.
O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, enviou uma vídeo-mensagem de saudação aos participantes do encontro. “A comunicação é fundamental na Igreja para levar aos corações a verdade do Evangelho com lucidez”, disse.
O organizador do seminário, padre Arnaldo Rodrigues, que também é professor da PUC Rio e assessor de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destacou que o seminário tem tradição de fazer as perguntas certas para cada tempo. “Em cada tema, procuramos estar antenados com a necessidades de aprofundamento de cada ano. Como por exemplo, no ano passado aprofundamos a Inteligência Artificial, muito falada hoje”, ressaltou.
Padre Arnaldo afirmou que o seminário é uma grande oportunidade para os comunicadores eclesiais aprofundarem temas importantes para a sua área de atuação e qualificar o trabalho da Igreja no Brasil, no campo da comunicação. Ele assessorou a primeira conferência do seminário: “Prevenção e Gestão de Crises: Garantindo a Reputação e Imagem Institucional da Igreja Católica”.
Nas onze conferências oferecidas pelo seminário, os participantes aprofundaram temas como: Estratégias de comunicação: impacto e eficiência nas assessoria para pessoas físicas e governamentais; O que é noticia ou não, nesses tempos de mídias sociais aceleradas; Novas ferramentas de IA para Assessoria de Comunicação; Correta expressão visual da marca: como se deve usar e quais os riscos de aplicações erradas; Assessoria de Comunicação assertiva e sob medida: estruturação eficiente com recursos limitados; A transparência das instituições religiosas para uma boa construção da opinião pública; construindo identidade: a integração estratégica de comunicação e marketing; e além do Press Release: Entendendo as Necessidades da Mídia.
“Com uma temática bem atraente, bem atual, a respeito da assessoria de comunicação, o seminário tratou sobre questões de transparência, questões ligadas a como utilizar as ferramentas que temos à disposição para que, assim, a comunicação da Igreja possa trazer cada vez mais o espírito de evangelização. O Paraná teve um destaque no número de participantes, de diferentes dioceses. Foi uma alegria muito grande poder encontrar pessoas de vários lugares, compartilhar as nossas experiências, não só as dificuldades, as angústias, as dores, mas também as grandes conquistas, as grandes realizações, os grandes avanços que a comunicação da Igreja tem tido nos últimos tempos. Espero que toda a experiência vivida nesses últimos dias possa trazer para as comunidades de cada um, para a Igreja como um todo, grandes sinais de esperança, de confiança, de alegria e de que estamos realmente dispostos a realizar e a fazer a vontade de Deus”. Padre Adilson Naruishi – Diocese de Campo Mourão (PR), assessor da Pascom no Paraná.
“O Seminário de Comunicação Social foi um momento especial de nos aprofundar em conhecimentos pertinentes à Igreja na atualidade. Com a temática: “Igreja – Casa de Vidro”, um termo um tanto curioso, porém que reflete o que estamos vivenciando neste momento, sendo vistos por todos e, na maioria das vezes, sem ter o devido conhecimento de quem está vendo. A comunicação é assim, ela se estabelece no tempo e no espaço, nas relações, nos mais diversos sentidos, porém permanecendo incógnitas, indagações e a vulnerabilidade. Diante disso tudo, chegamos à conclusão do quanto a comunicação é um campo missionário desafiador e que devemos nos atualizar para termos, no mínimo, propriedade para o seu devido manuseio na ação evangelizadora da Igreja”. Padre Douglas Felippe – Assessor da Comunicação da Diocese de Apucarana (PR).
“Foi a primeira vez que participei desse Seminário e foi uma experiência muito enriquecedora. Os temas tratados, que dizem respeito ao nosso dia a dia profissional, contribuem para repensar as formas de trabalhar, o que está dando certo, o que merece mais atenção e o que precisa de repente ser feito de outro jeito. E, além disso, o seminário propiciou contato com pessoas que fazem um trabalho semelhante ao nosso em outras dioceses e instâncias da Igreja, essas trocas de experiência sempre são inspiradoras e trazem muitas ideias para os trabalhos realizados”. Juliana Mastelini Moysés – Jornalista da Arquidiocese de Londrina (PR).
“O encontro foi marcante de várias maneiras. Além de oferecer um conteúdo extremamente enriquecedor, abordando temas que refletem a realidade das assessorias de comunicação em todo o Brasil, tivemos a oportunidade de conhecer muitas pessoas, trocar experiências e, principalmente, compartilhar ideias. Volto para Cascavel com o coração cheio de gratidão e a mente acelerada, com o intuito de colocar muito do que foi ensinado, em prática”. Alice Oliveira – Jornalista da Arquidiocese de Cascavel (PR).
“Sempre é um momento importante de partilha e aprendizado. É uma oportunidade única para profissionais de todas as regiões do país interagirem e conhecerem realidades e soluções que agregam ao trabalho. Além disso, os palestrantes trouxeram um panorama muito interessante da comunicação como um todo, sempre baseada em dados e pesquisas. Certamente a participação contribui para uma comunicação mais voltada para a unidade da igreja”. Cristiane Dubena – Jornalista da Arquidiocese de Curitiba (PR).
“Atualização, aprendizado e comunhão. Essas três palavras definem para mim a participação nesse Seminário de Comunicação. As conferências, com profissionais competentes e muito experientes, contribuiram para avaliar meu trabalho, ajudaram a refletir sobre o contexto em que estamos vivendo e a conhecer novas ferramentas para otimizar o trabalho. A comunhão aconteceu por meio da partilha e da troca de experiências com tantas pessoas que, nas mais diversas dioceses ou instituições, são responsáveis pela comunicação ou pela assessoria de imprensa. Gratidão a Deus e a Igreja, que proporciona esses momentos de atualização para seus profisisonais”. Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2.
“Participei pela primeira vez do Seminário de Comunicação. Acompanhei à distância, mas senti uma enorme alegria e esperança ao ouvir e aprender mais com grandes profissionais da área. Me surpreendi com as abordagens e a qualidade do evento, indo ao encontro das necessidades e desafios dos comunicadores católicos. Mais que dicas e orientações, as reflexões e experiências que cada palestrante trouxe foram inspiração para o nosso dia a dia na diocese, evidenciando a potencialidade da comunicação humana e próxima. Superou minha expectativa e motivou ainda mais a caminhada missionária neste meio”. Bárbara Gardin – Setor Juventude da Diocese de Ponta Grossa (PR)