Encontro Regional de Presbíteros reuniu 140 padres de diversas dioceses do Paraná, sendo 05 de Cascavel

Encontro Regional de Presbíteros do Paraná é marcado por momentos de estudo, oração e fraternidade presbiteral
05/09/2024 10:09
8 minutos de leitura
Encontro Regional de Presbíteros reuniu 140 padres de diversas dioceses do Paraná, sendo 05 de Cascavel

A diocese de Apucarana (PR) foi a sede do Encontro Regional de Presbíteros do Paraná (CRP), que aconteceu nos dias 26 a 30 de agosto na cidade de Arapongas (PR). O encontro contou com a participação de 140 padres, vindos de diferentes dioceses do Paraná. A temática abordada foi: “Antropologia Integral e a crise da cultura atual: reflexões, consequências e encaminhamentos pastorais”, assessorada pelo padre Luís Henrique Eloy e Silva, do clero da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), reitor da PUC Minas.

Representando Cascavel marcam presença os padres (da esquerda para a direita), Luciano Acacio Cordeiro, Jean Aparecido Zanelatto, Rogélio José Pimentel
Wagno Leandro Ludgero e Josemar José Weizenmann.

Esse encontro é organizado anualmente pela Comissão Regional dos Presbíteros (CRP) e aborda temas pertinentes à formação permanente do padre. O convite é aberto a todas as 18 arqui/dioceses do Regional e também às eparquias ucranianas, que podem enviar até 10 padres.  

O bispo de União da Vitória (PR) e referencial para os presbíteros do Paraná, dom Walter Jorge Pinto participou de todo o encontro. O arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, e o bispo de Apucarana, dom Carlos José de Oliveira, participaram de alguns momentos do encontro, como a missa de abertura na noite de segunda-feira, 26 de agosto.  

Sobre a relevância do encontro, dom Walter afirmou que a formação permanente faz parte do nosso itinerário vocacional do padre e ela é vivamente recomendado pela Igreja. “Aqui é um momento de formação permanente, no qual todo ano escolhemos um tema. São temas que ajudem na pastoral, na vida do presbítero, na espiritualidade dele, na sensibilidade dele diante dos problemas do mundo, na afetividade porque quanto mais integrado ele estiver, tanto mais ele será um bom pastor, e quanto mais também ele puder responder às questões do mundo atual, melhor será sua pastoral”, disse o bispo.

Dom Geremias disse que encontro, reunindo padres de todos os cantos do Paraná, é uma verdadeira bênção, uma sinfonia do ministério sacerdotal. “É um trabalho de formação do clero bastante intenso e interessante, que traz uma unidade maior ainda ao Regional Sul 2 que, há mais de 60 anos, faz a sua caminhada, buscando sempre estar na ponta de questões que no Brasil estão sendo trabalhadas, mas que nós também temos que reproduzir aqui e pensar essas questões a partir da nossa realidade”, disse dom Geremias.  

Sobre o tema, padre Luís disse que sua abordagem foi a partir da perspectiva bíblica, pois se falasse somente das pesquisas acadêmicas, a realidade pode trazer desânimo diante de tantos desafios. “A Palavra de Deus traz uma imagem muito significativa do profeta Jonas, que numa situação muito semelhante, guardada as devidas proporções, viveu um desafio e impulsionado pela Palavra de Deus foi capaz de impulsionar, de transformar aquela cidade e aquelas pessoas”, afirmou o padre.

Um aspecto importante do encontro, segundo o assessor, são os momentos de partilha de experiência dos padres. “Todos nós, por mais pobres que sejamos, temos sempre alguma coisa a oferecer aos outros. E é também nessa dimensão, daquilo que eu tenho como experiência, por mais pobre que seja, acredito que tenho algo a oferecer a eles, da nossa experiência, do nosso jeito de lidar com essas coisas e aprender também deles porque ao final de cada duas conferências, teremos oportunidade de ouvir os padres, ouvir suas perguntas, reflexões, questionamentos”, disse padre Luís. 

O presidente interino da CRP, padre Emerson Detoni, explicou que o que acontece nos dias do encontro é o já é vivido em cada diocese, nas quatro dimensões que exigem o cuidado na vida do padre: humana, espiritual, intelectual e pastoral. “Temos aqui a oportunidade de cuidar da dimensão humana, por meio desse convívio fraterno entre os padres; da dimensão espiritual, através das celebrações, dos momentos de oração, do retiro; da dimensão intelectual, com a assessoria do padre Luís, que nos ajudou a entender o cenário da antropologia, com a inspiração bíblica e teológica; e também da dimensão dimensão pastoral, inclusive visitando e celebrando uma das missas numa paróquia da diocese de Apucarana”, disse padre Emerson.

Na noite de quarta-feira, 28 de agosto, os padres celebraram a missa na Paróquia Santíssima Trindade, em Arapongas, com a participação da comunidade local. Quem presidiu a missa foi o bispo anfitrião, dom Carlos José. A quinta-feira, 29 de agosto, foi um dia de retiro e foi assessorado pelo arcebispo emérito de Manaus (AM), dom Luís Soares Vieira. E na noite de quinta, os padres tiveram um momento de confraternização.

Para dom Carlos José foi uma honra e um presente sediar o evento, nesse momento em que a diocese de Apucarana está perto de completar 60 anos de criação. “Esse evento faz parte das celebrações dos 60 anos de nossa diocese. E daqui há alguns dias sediaremos também o encontro de seminaristas e também será um momento de muita alegria”, disse dom Carlos.

Fonte: https://cnbbs2.org.br/
Tags: