No último sábado, 27 de julho, a coordenação da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul 2 da CNBB, reuniu-se em Guarapuava (PR) para o alinhamento de trabalhos do segundo semestre de 2024 e a definição do cronograma de atividades para 2025. O local escolhido para o encontro teve por objetivo tornar mais próxima a convivência da coordenação estadual com o bispo de Guarapuava e referencial para a Pascom no Paraná, dom Amilton Manoel da Silva. Além de ser bispo referencial, dom Amilton também é membro da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Participaram do encontro, o assessor eclesial padre Adilson Naruishi, a coordenadora regional, Vanessa Paula Pereira, o vice-coordenador, Tiago Queiroz, e também representantes dos grupos de trabalho, chamados de GTs, da Articulação e Formação, e representantes das Províncias Eclesiásticas.
Além dos cronogramas, durante o encontro foi realizada uma avaliação da caminhada da pastoral até a presente data, e reflexões sobre as provocações que foram feitas no Encontro Nacional da Comunicação, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de julho, em Aparecida (SP).
Dom Amilton destacou, em especial, um dos temas que chamou ainda mais atenção no encontro, e que agora, no Paraná, busca-se aplicar. De acordo com ele, na oportunidade foi apresentado pelo sacerdote argentino e secretário do Dicastério para a Comunicação, Monsenhor Lucio Adrian Ruiz, a conclusão da primeira etapa do Sínodo, em que no ponto 17 destaca que as plataformas digitais são um espaço de missão, e aqueles que ali estão são missionários. “Isso abre uma nova perspectiva. É uma responsabilidade ainda maior para os pasconeiros e pasconeiras, diante daquilo que publicam, e da forma que estão nas redes sociais. Aqui notamos a necessidade de mais formação e qualificação, pois tudo aquilo que produzimos de conteúdos, é divulgado neste grande campo de missão”, salientou dom Amilton.
Também durante a explanação, dom Amilton recordou que a ‘Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: a alegria do Evangelho’, precisa se tornar um cotidiano na vida do comunicador. “Hoje cabe-nos estarmos em todos os espaços onde as pessoas buscam sentido e amor, e por isso, mostrar o sentido da fé. Precisamos primeiramente vivermos o Evangelho dentro de nós, para que assim ele possa ressoar”, finalizou.
Diante dessa necessidade emergente, que ganha força não somente no Brasil, e também no mundo, a coordenação estadual optou por incrementar, ainda no calendário deste ano, encontros formativos com os coordenadores arqui/diocesanos, assim como, para os agentes de pastoral em geral. Neste segundo semestre, o Grupo de Trabalho de Articulação, juntamente a coordenação, irá atuar na motivação dos Mutirões de Comunicação (Muticom), que em boa parte do estado já possuem data para acontecer. Além disso, encontros on-line com os coordenadores das 18 Arqui/Dioceses também estão programados. Já a equipe de formação, atuará na promoção de atividades para proporcionar ainda mais possibilidades de conhecimento para os agentes.
Ainda neste ano, um formulário será repassado para todas as arqui/dioceses, com o objetivo de conhecer mais as comunidades, as realidades pastorais e também os anseios dos agentes. O calendário de atividades de 2025 deve ser divulgado entre os meses de setembro e outubro.
Alice Oliveira Zanini – Pascom da Arquidiocese de Cascavel