18 padres do Paraná participaram do Encontro Nacional de Formadores promovido pela OSIB

Representando a Arquidiocese de Cascavel marcaram presença os padres Luis Fernando e Claudemir Caprioli
22/07/2024 09:07
3 minutos de leitura
18 padres do Paraná participaram do Encontro Nacional de Formadores promovido pela OSIB

Entre os dias 15 e 19 de julho aconteceu na Casa Mãe Acolhedora, em Belo Horizonte (MG), o Encontro Nacional de Formadores, promovido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB). O encontro, que teve como tema a “Formação presbiteral: uma perspectiva sinodal-missionária”, foi assessorado pelo arcebispo de Goiânia e 1º vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, e contou com 168 reitores e diretores espirituais das casas de formação de todo o país. Do Paraná, participaram 18 padres.  

De acordo com o presidente da OSIB no Regional Sul 2 da CNBB, padre Sandro Ferreira, “o encontro foi muito bem conduzido por dom João Justino, nos trazendo exemplos concretos da missão e da sinodalidade em nosso país, bem como os desafios que encontramos na formação dos futuros presbíteros para fortalecer a consciência missionária”. Padre Sandro destaca ainda que o encontro “é uma oportunidade de reencontros, partilhas de experiências, fortalecimento da comunhão eclesial e ajuda a refletir, em conjunto, sobre os desafios enfrentados pelos vocacionados no mundo atual. O encontro não nos dá respostas prontas, mas provoca reflexões e aponta perspectivas de ação”.   

Segundo o reitor do Discipulado São José, da diocese de Ponta Grossa, padre Hélio Guimarães, participar dessa atualização promovida pela OSIB “é sempre uma grande graça pois, além de sermos interpelados a refletir sobre a missão formativa, por meio das assessorias sempre muito bem escolhidas, temos também a oportunidade de conhecer melhor a realidade da formação presbiteral em todo Brasil, pelas partilhas e trocas de experiência feitas com os demais participantes”. O padre destaca ainda que as interpelações de dom João Justino foram muito pertinentes e ofereceram pistas “não só para uma conversão pessoal, mas também para aquilo que de fato podemos contribuir no crescimento humano e espiritual dos vocacionados, chamados a configurar o seu coração ao de Cristo Bom-Pastor”. 

Por padre Sandro Ferreira

Fonte: https://cnbbs2.org.br/
Tags: