Encontro Regional dos Ecônomos reuniu contadores, juristas e departamento pessoal das dioceses do Paraná

25/03/2024 11:03
4 minutos de leitura
Encontro Regional dos Ecônomos reuniu contadores, juristas e departamento pessoal das dioceses do Paraná
Foto: Paulo Weber Junior/Centro Integrado de Comunicação da Diocese de Toledo


A diocese de Toledo (PR) foi a sede do Encontro Regional dos Ecônomos, que aconteceu nos dias 18 a 20 de março, na Casa de Formação João Paulo II, em Toledo (PR). Participaram 60 pessoas, entre padres ecônomos, juristas, contadores e colaboradores do departamento pessoal de 17 arqui/dioceses do Paraná. Também se fizeram presentes quatro bispos: dom João Carlos Seneme, de Toledo; dom Bruno Elizeu Versari, de Campo Mourão; dom Aparecido Donizeti de Sousa, auxiliar de Cascavel; e dom Anuar Battisti, emérito de Maringá. A presença dos bispos no encontro demonstrou a proximidade, o apoio e a comunhão que o episcopado paranaense tem com as equipes de gestão das dioceses.

No início do encontro, o ecônomo da diocese de Toledo, padre Geraldo Marino Ferreira, recebeu os participantes numa visita à Cúria Diocesana. Ele apresentou a estrutura física e equipe técnica dos setores administrativo, financeiro, patrimonial, de recursos humanos e comunicação que se encontram no mesmo ambiente de trabalho. Em cada espaço visitado a troca de informações acerca do funcionamento, boas práticas e vantagens apresentadas. Em seguida, o bispo diocesano, dom João Carlos Seneme, presidiu celebração na Catedral Cristo Rei, onde acolheu os participantes do encontro. 

Um dos destaques do encontro foi a partilha realizada por categorias. Reuniram-se numa sala os contadores, em outra os contadores, em outra os advogados, e noutra os colaboradores do departamento pessoal, a fim de compartilhar uma iniciativa de destaque na sua diocese e os desafios que encontram na gestão.  

Entre os objetivos desse encontro, que é realizado anualmente, está o de manter atualizado todos os parâmetros administrativos nas dioceses. “É num coletivo, numa comunhão de visão, a partir de experiências e também visões técnicas, os econômos e suas equipes de gestão passam a se atualizar nas normativas administrativas, contábeis, departamento pessoal e jurídico. Tudo isso é trabalhado no encontro, a fim de que possa ser aplicado nas dioceses”, explicou o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski. 

O sacerdote ponderou também que é muito importante para quem está administrando uma diocese manter-se atualizado. “Isso protege a instituição, não deixa cair em ciladas, não permite que a diocese deixe de cumprir o seu papel na sociedade, diante do governo, diante das Leis, além de diminuir os erros administrativos dentro da diocese”, disse padre Valdecir.  

Entre os vários temas abordados nos três dias de encontro, estiveram: plano de cargos e salários na diocese, questões referentes a construções e patrimônio, imposto de renda, INSS, isenção fiscal, conscientização do clero para assuntos administrativos e financeiros, questões referentes a sindicatos, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).  

“Esse grupo de pessoas ligadas à gestão administrativa e financeira das dioceses possui um conhecimento técnico, humano, espiritual e, acima de tudo, um compromisso muito grande com a missão que realizam. Antes de serem peritos, eles têm uma relação de amor, e de zelo pela Igreja e aplicam a sua técnica para o aperfeiçoamento da missão da Igreja, que é evangelizar. Esse Encontro Regional dos Econômos favorece a caminhada administrativa eclesial no estado do Paraná”, avaliou padre Valdecir.  

Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2
Com informações da Diocese de Toledo

Fonte: https://cnbbs2.org.br/
Tags: