13º Encontro dos Coordenadores e Assessores da Pascom do Regional Sul 2 da CNBB é realizado em Guarapuava

19/03/2024 08:03
6 minutos de leitura
13º Encontro dos Coordenadores e Assessores da Pascom do Regional Sul 2 da CNBB é realizado em Guarapuava

Nos dias 16 e 17 de março o Centro São João Diego, em Guarapuava (PR), foi a sede do 13º Encontro dos Coordenadores e Assessores da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul 2 da CNBB. Participaram 47 pessoas, representando 17 dioceses do Paraná. Realizado anualmente, o evento tem por objetivo permitir que as pessoas que estão à frente dos trabalhos de comunicação da Igreja tenham a oportunidade de partilhar experiências, planejar ações e receber formações e orientações específicas sobre o tema da comunicação.

Representando a Arquidiocese de Cascavel, participaram o assessor eclesiástico da Pascom, padre Diony Alexandre Januário, a coordenadora da Pascom Arquidiocesana e Assessora de Comunicação, Alice Oliveira, e as coordenadoras de decanato Adriana Cayres e Camilla Daros. 

O bispo da diocese de Guarapuava, dom Amilton Manoel da Silva, CP, atual bispo referencial da Pascom no Paraná, esteve presente, assim como padre Adilson Mitinoru Naruishi, da diocese de Campo Mourão, que é o assessor eclesiástico. Em sua explanação, o bispo tratou do tema “Desafios da Comunicação para a Antropologia”, baseado nos estudos do padre Antônio Spadaro.

A irmã Maria Nilza Pereira da Silva, assessora Nacional de Comunicação do Movimento Apostólico de Schoenstatt, foi a “atração principal”. É a segunda vez que a irmã participa de uma formação em Guarapuava. Em 2022 ela tratou do tema “A Espiritualidade do Comunicador” no 7º Muticom Diocesano e agora, no encontro estadual, ministrou sobre o mesmo tema.

A coordenadora da Pascom no Paraná é a guarapuavana Vanessa Pereira, que não escondeu a felicidade em organizar o encontro em sua cidade natal. “A cada ano acontece em uma diocese diferente, e este ano nós fomos escolhidos para sermos os anfitriões. […] Foi maravilhoso receber os ‘feedbacks’ das dioceses e ver a alegria dos participantes por terem experimentado a graça do encontro especial com Deus”.

Sobre o tema principal do evento, Vanessa disse que “a irmã (Maria Nilza) nos trouxe uma reflexão muito profunda sobre a nossa espiritualidade como comunicadores. Será que estamos caminhando de forma correta, nos preparando e vivendo, em nossa essência como comunicadores, a espiritualidade voltada a Jesus Cristo? Em uma pastoral que precisa pôr a mão na massa, e é muito técnica, a irmã nos questionou sobre como estamos nos comunicando com Deus e com nossos irmãos”.

Para Juliana Mastelini Moyses, assessora de imprensa da arquidiocese de Londrina (PR), o tema proposto pela irmã Nilza foi de grande valia para o crescimento dos profissionais de comunicação. “Ela não falou sobre a importância da espiritualidade como algo teórico, mas trouxe para a nossa vivência, como um cristão que comunica e não é diferente dos outros cristãos. A relação com Deus deve ser instigada e cultivada em todos os âmbitos, ainda mais entre nós, que temos o objetivo de comunicar Jesus Cristo e evangelizar”, afirmou.

Em entrevista para o jornalista Jorge Teles, dom Amilton lembrou da importância da cultura do encontro, “que o Papa Francisco tanto provoca”, e da “importância do presencial”, que há alguns anos ficou impossibilitado por causa da Pandemia da COVID-19. “É um encontro de irmãos e irmãs, de partilha e troca de experiências. Quando observamos a caminhada acontecendo nessa ou naquela diocese, todos têm a contribuir no momento da partilha, então todos crescem juntos”, afirmou o bispo.

Dom Amilton lembrou também que o “essencial na comunicação é a Igreja, Jesus Cristo e o Evangelho”, então “nós reassumimos o papel de comunicadores(as) dentro da Igreja e na sociedade” e “tomamos conta e consciência maior da responsabilidade nessa evangelização num universo que a cada dia traz novidades, que é o mundo digital, que oferece tantas oportunidades, mas também muitos riscos, então quando refletimos juntos nós fortalecemos”. O bispo concluiu elogiando a irmã Maria Nilza e lembrando dos eventos que ocorrerão em um período próximo, como o 8º Encontro Nacional da Pascom, no mês de julho em Aparecida (SP), e o Muticom do Regional Sul 2, ainda sem local definido, em 2025.

O vice-coordenador da Pascom no Paraná, Tiago dos Santos Queiroz, elogiou dom Amilton pelo engajamento nos trabalhos e afirmou que viu “no rosto das pessoas, dos coordenadores e assessores, um brilho no olhar em cima da comunicação”. Também revelou que para ele “foi um momento de comunhão, de repensar algumas atitudes dentro das Pascom’s das dioceses e fortalecer e continuar na caminhada, que é difícil”.

Redação: Mauricio Toczek – Diocese de Guarapuava

Fotos: Gabriel Rocha – Diocese de Umuarama




Fonte: https://cnbbs2.org.br/
Tags: