Três bispos do Paraná são escolhidos para compor Comissões Episcopais da CNBB

Dom Geremias Steinmetz, dom Amilton Manoel da Silva e dom Reginei José Modolo vão compor Comissões Episcopais da CNBB
22/06/2023 10:06
10 minutos de leitura
Três bispos do Paraná são escolhidos para compor Comissões Episcopais da CNBB

Nos dias 20 a 22 de junho, na primeira reunião do Conselho Permanente após a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foram escolhidos os bispos para compor as Comissões Episcopais Pastorais permanentes da instituição para o próximo quadriênio, 2023-2027. Participam do Conselho, a presidência da CNBB, os presidentes das Comissões Episcopais permanentes e os presidentes dos 19 regionais. 

Ao todo, a CNBB possui 12 Comissões Episcopais Pastorais permanentes, as quais os presidentes foram eleitos na última Assembleia Geral. Nessa reunião do Conselho Permanente, os presidentes indicaram o nome de dois ou mais bispos para compor a suas Comissões. Do Paraná, três bispos foram escolhidos como membros de comissão. 

Dom Geremias Steinmetz – Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora 

O arcebispo de Londrina e Presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, foi escolhido para compor a Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora, a qual o presidente é o bispo de Brejo (MA), dom José Valdeci Santos Mendes. Também vão compor a Comissão: o bispo da Prelazia de Itacoatiara (AM), dom José Ionilton de Oliveira; o bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacedo Antônio da Silva; o bispo da diocese de Jales (SP), dom José Reginaldo Andrietta; e o bispo da diocese de Corumbá (MS), dom João Aparecido Bergamasco.  

A Comissão tem a atribuição de fortalecer a participação da Igreja na formação do desenvolvimento humano integral, na construção de uma sociedade justa e solidária, promovendo o respeito aos Direitos Humanos, à luz do Evangelho, da Doutrina Social da Igreja e da opção pelos pobres. Abaixo, um breve currículo dos bispos eleitos. 

Dom Geremias nasceu em 26 de fevereiro de 1965, em Sede Ouro, Sulina (PR).  No dia 9 de fevereiro de 1991, em sua terra natal, foi ordenado padre por dom Agostinho José Sartori. Foi ordenado bispo em 25 de março de 2011. Tomou posse na diocese de Paranavaí (PR) em 9 de abril de 2011. Enquanto bispo de Paranavaí foi eleito vice-presidente do regional Sul II da CNBB e bispo referencial da Cáritas Regional. 

No dia 14 de junho de 2017 o Papa Francisco nomeou dom Geremias Steinmetz como arcebispo de Londrina, transferindo-o da diocese de Paranavaí. Em 12 de agosto de 2017, dom Geremias tomou posse como quinto arcebispo de Londrina. À frente da arquidiocese de Londrina, foi eleito, em 2019, presidente do regional Sul 2 da CNBB (Paraná), tomando posse em 10 de maio de 2019. No dia 14 de março de 2023, os bispos do regional Sul 2 reconduziram dom Geremias para mais um mandato como presidente. Dom Geremias foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB e bispo referencial regional da Cáritas, da Pastoral do Migrante e da Comissão Pastoral da Terra. 

Dom Amilton Manoel da Silva – Comissão Episcopal para a Comunicação 

O bispo de Guarapuava e vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Amilton Manoel da Silva, foi escolhido para compor a Comissão Episcopal para a Comunicação, a qual o presidente é o bispo de Campo Limpo (SP), dom Valdir José de Castro. Também foi reeleito para permanecer na Comissão, o bispo da diocese de Oeiras (PI), dom Edilson Soares Nobre. 

A Comissão tem como atribuição animar e articular os regionais da CNBB, com os meios e processos de comunicação, levando em consideração a cultura gerada pela revolução das novas tecnologias. A atribuição se concretiza em projetos que visam a formação, espiritualidade, articulação e produção dos agentes da Pastoral da Comunicação, e em encaminhamentos específicos.   

Dom Amilton Manoel da Silva nasceu em 02 de março de 1963, em Osvaldo Cruz (SP). Ingressou na Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas), em 1991. Cursou filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba – PR, de 1992 a 1995. Possui bacharelado e licenciatura em filosofia, história e psicologia. Cursou teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), de 1997 a 2000. Possui especialização em formação humana, espiritualidade, liturgia e parapsicologia.  

Foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba (PR), pelo Papa Francisco, no dia 07 de junho de 2017.  Na arquidiocese de Curitiba, foi referencial para as comissões de liturgia, comunicação, missão, juventude e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). No regional Sul 2 da CNBB foi secretário dos bispos e referencial para o Setor Juvenil. De 2019 a 2023 foi membro da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB. Em julho de 2019, o Papa Francisco o nomeou membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.  

Em 6 de maio de 2020, foi nomeado bispo da diocese de Guarapuava (PR). Em 18 de julho de 2020 ocorreu sua posse. Em março de 2023, foi eleito vice-presidente do regional Sul 2 da CNBB. 

Dom Reginei José Modolo – Comissão Episcopal para a Vida e a Família 

O bispo auxiliar de Curitiba, dom Reginei José Modolo, foi escolhido para compor a Comissão Episcopal para a Vida e a Família, da qual o presidente é o bispo de Campo Mourão (PR), dom Bruno Elizeu Versari. Também foi eleito o bispo de Barreiras (BA), dom Moacir Silva Arantes. 

A Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB tem como atribuição promover e defender a vida em todas as suas etapas e dimensões e os valores da pessoa, do matrimônio e da família. Ela também é a responsável pela organização e estrutura da Pastoral Familiar no Brasil. Sua missão é a evangelização e a promoção integral da pessoa e da família, através da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), da Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar (SECREN) e do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF).   

Dom Reginei José Modolo, nascido no dia 07 de janeiro de 1975, em Braganey (PR), foi ordenado presbítero do clero de Cascavel (PR), em 8 de julho de 2000. 

Em sua formação acadêmica, cursou master em bioética pelo Ateneo Pontifício Regina Apostolorum (Roma, 2005-2007), mestrado (Roma, 2005-2007) e doutorado (Roma, 2013-2016) em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense. Dom Zico, como também é conhecido, foi professor de Teologia Moral entre 2008 e 2013 e entre 2016 e 2022. Foi nomeado auxiliar da arquidiocese de Curitiba em 7 de dezembro do ano passado. A ordenação foi no dia 5 de março deste ano. 

Fonte: https://cnbbs2.org.br/
Tags: