Coordenadores da Ação Evangelizadora no Paraná se reúnem em Apucarana

10/05/2023 09:05
5 minutos de leitura
Coordenadores da Ação Evangelizadora no Paraná se reúnem em Apucarana

Desde segunda-feira, 8 de maio, até hoje, dia 10 de maio, 22 padres que coordenam a ação evangelizadora nas 18 arqui/dioceses do Paraná e na metropolia e eparquia ucranianas estão reunidos no Centro de Evangelização Família Sagrada (CEFAS), em Apucarana (PR). O encontro é conduzido pelo bispo de Paranavaí (PR) e secretário do Regional Sul 2 da CNBB, dom Mário Spaki; e pelo secretário-executivo, padre Valdecir Badzinski. 

Cada um desses padres é responsável por auxiliar o bispo diocesano na condução de todo o trabalho de evangelização e articulação nas dioceses. Na pauta do encontro está prevista a discussão e reflexão de 20 temas, que serão intercalados com momentos de espiritualidade, partilha e fraternidade. 

No primeiro dia, esteve presente o arcebispo de Londrina (PR) e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz. Ele participou de uma parte do encontro e, às 18h15, presidiu a missa na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana (PR), ladeado por dom Mário e pelo bispo diocesano de Apucarana, dom Carlos José de Oliveira.  

Segundo o arcebispo, ele participou da discussão e reflexão de dois assuntos importantes. O primeiro deles sobre uma nova ação missionária em prol de Bíblias para a Guiné-Bissau, na África. “Pretendemos enviar mais 25 mil Bíblias já nos primeiros meses de 2024, a fim de ajudar aquele povo a conhecer melhor a Palavra de Deus”, disse ele. O segundo assunto foi sobre a sinodalidade. “A Igreja quer dar um sinal e, acima de tudo, um exemplo, de que é possível caminhar junto com todos, valorizando a palavra de todos e, especialmente, alargando o espaço da tenda da Igreja para que todas as pessoas possam encontrar acolhida”, afirmou dom Geremias.  

Dentre outros assuntos contemplados na pauta do encontro, está a preparação para a 43ª Assembleia do Povo de Deus, que se realizará em Londrina nos dias 22 a 24 de setembro; as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; o Ano Vocacional; a Pastoral da Ecologia Integral; a Pastoral Litúrgica e a nova tradução do Missal Romano; a Pastoral da Criança, etc. 

Sobre a relevância do encontro, dom Mário afirmou: “É um encontro muito bonito, muito participado em que os padres refletem e sentem a responsabilidade que grava sobre eles. Refletem a caminhada da Igreja, avaliam, ajudam a corrigir o que precisa e, ao mesmo tempo, fazem projeção para o futuro da evangelização da nossa Igreja no Paraná”.   

O objetivo da reunião com esses padres, segundo padre Valdecir é pensar o coletivo das dioceses do Paraná. “Reunidos aqui, nós fazemos comunhão, proximidade e pensamos os grandes projetos de evangelização. Por isso, é de grande importância, ao menos uma vez por ano, nos reunirmos para esse trabalho de grande envergadura para a evangelização”, afirmou padre Valdecir.  

Confira no vídeo abaixo, a reportagem produzida pela D.A. TV – Diocese de Apucarana: 

Programação 

Na tarde de ontem, 9 de maio, os padres visitaram a exposição de Iconografia do Centro de Espiritualidade Josefino Marelliana. Em seguida, celebraram na Eucaristia paróquia Santuário São José. A missa foi presidida por dom Mário, ladeado pelo padre Marcos Bertanha, da diocese de Apucarana, e pelo padre Genivaldo Ubinge, da arquidiocese de Maringá.  

Na quarta-feira, 10 de maio, eles iniciarão o dia com celebração da Eucaristia, presidida pelo bispo de Apucarana, dom Carlos José. Ao longo da manhã, eles darão continuidade aos assuntos previstos em pauta e concluirão o encontro com o almoço. 


Tags: