Presidência da CNBB Sul 2 destaca assuntos do primeiro dia da Assembleia Geral da CNBB

20/04/2023 08:04
3 minutos de leitura
Presidência da CNBB Sul 2 destaca assuntos do primeiro dia da Assembleia Geral da CNBB

Os bispos do Brasil estão reunidos de hoje, 19, até o dia 28 de abril, no Santuário Nacional de Aparecida, para a 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB), na qual vão debater assuntos relacionados à Igreja, inclusive escolher a nova presidência da entidade para o próximo quadriênio. Neste primeiro dia, além da oração da Liturgia das Horas e da cerimônia de abertura, os bispos se concentraram na reflexão sobre as análises de conjuntura eclesial e social. Esta, explica dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava e vice-presidente da CNBB Sul 2, mostra que a Igreja não está fora das realidades do mundo, mas busca fermentar as realidades humanas com os valores do Evangelho. Confira o resumo de dom Amilton deste primeiro dia de assembleia, que fica “marcado pela comunhão, pela fraternidade e pelo desejo de cada bispo participar deste processo bonito de colegiado”. 

Primeira missa com a Terceira edição do Missal Romano

Este primeiro dia de assembleia também foi um marco histórico para a Igreja no Brasil. Com os bispos de todas as dioceses brasileiras reunidos no Santuário Nacional de Aparecida, o episcopado celebrou a primeira missa com os textos da terceira edição do Missal Romano, que está aprovado e em fase de impressão depois de um processo de tradução que levou 19 anos.
O arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, que é liturgista e presidente do Regional Sul 2, explicou, em entrevista à jornalista Karina de Carvalho, quando o novo missal chegará às comunidades. “Já temos uma data”, destacou o arcebispo: o primeiro domingo do Advento deste ano. Na entrevista, ele fala sobre as impressões que teve ao rezar a missa com o novo missal e o processo de adaptação que padres e equipes litúrgicas terão que fazer com os novos textos. Confira a entrevista.

Texto: Juliana Mastelini Moyses – Jornalista da arquidiocese de Londrina (PR)
Vídeo: Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2

Fonte: https://cnbbs2.org.br/
Tags: