Dom Nélio Zortea é nomeado novo bispo da Diocese de Cruz Alta (RS)

29/03/2023 08:03
4 minutos de leitura
Dom Nélio Zortea é nomeado novo bispo da Diocese de Cruz Alta (RS)

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 29 de março, dom Nélio Domingos Zortea como o novo bispo da vacante diocese de Cruz Alta (RS). Até o momento, dom Nélio estava à frente do governo pastoral da diocese de Jataí (GO). 

A diocese de Cruz Alta está vacante desde 22 de setembro de 2021, quando dom Adelar Baruffi foi nomeado arcebispo de Cascavel (PR). 

A Presidência da CNBB enviou saudação a dom Nélio.  

Biografia 

Nascido em 1º de dezembro de 1963, em Iraí (RS), filho de Antônio Zortea (in memoriam) e Lúcia Pizzatto Zortea, dom Nélio Domingos Zortea cursou Filosofia na Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto, em Toledo (PR), e Teologia no Centro de Teologia Interdiocesano de Cascavel (PR). Ele também tem formação de extensão universitária em Psicologia da Educação na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Viamão. 

Ordenado sacerdote em 12 de outubro de 1995, ocupou diversos cargos na arquidiocese de Cascavel, incluindo assistente para a formação no Seminário Menor São José, juiz auditor da Câmara Eclesiástica e reitor e ecônomo do Seminário São José. Ele também atuou como assessor dos Ministros Extraordinários da Comunhão, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e vigário geral. 

Em 2005, dom Nélio tornou-se pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel, cargo que ocupou até 2015. Naquele ano, no dia 18 de novembro, ele foi nomeado pelo Papa Francisco bispo para a diocese de Jataí, em Goiás. 

A ordenação episcopal foi realizada no dia 30 de janeiro de 2016, em Cascavel. A posse foi no dia 13 de fevereiro do mesmo ano. Seu lema episcopal é “Segretatus in Evangelium Dei“, que significa “Escolhido para o Evangelho de Deus”. 

  

Saudação da CNBB a Dom Nélio Domingos Zortea 

Estimado irmão, Dom Nélio Domingos Zortea,  

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação para a Diocese de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. Nossos votos são de frutuoso pastoreio nesta nova etapa de seu ministério episcopal. 

Possa a Diocese de Cruz Alta contar com o mesmo dinamismo para o fortalecimento e capilarização da presença evangelizadora da Igreja em Comunidades Eclesiais Missionárias, assim como já tem feito em Jataí. 

Na perspectiva desse caminho sinodal, seja renovado também o compromisso de construir uma Igreja decididamente sinodal, na comunhão, na participação e na missão.  

Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil seja companhia e intercessora na missão.  

Em Cristo,

 

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
1º Vice-presidente da CNBB

Dom Mário Antonio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
2º Vice-presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Fonte: https://cnbb.org.br/
Tags: