Missa na Catedral de Umuarama marca o início da Assembleia dos Bispos do Paraná

13/03/2023 08:03
5 minutos de leitura
Missa na Catedral de Umuarama marca o início da Assembleia dos Bispos do Paraná

Foto: Domine Fotografia Religiosa

 

Teve início com uma missa, na noite deste domingo, 12 de março, na Catedral Divino Espírito Santo, em Umuarama (PR), a Assembleia dos Bispos do Regional Sul 2 da CNBB. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Londrina (PR) e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz, ladeado pelo bispo de Guarapuava (PR) e secretário da CNBB Sul 2, dom Amilton Manoel da Silva, e pelo bispo de Umuarama (PR), dom João Mamede Filho. Transmitida ao vivo pelas redes sociais, a missa contou com presença expressiva da comunidade local, religiosos e religiosas. 

Dom Adelar Baruffi, arcebispo da Arquidiocese de Cascavel e dom Aparecido Donizeti, bispo auxiliar, participam do encontro. 

A diocese de Umuarama foi escolhida para sediar a Assembleia por estar no ano de seu Jubileu de Ouro, sendo assim, a presença do episcopado paranaense é um ato de homenagem, que expressa a fraternidade entre os bispos.

Logo no início da celebração, dom João Mamede, acolheu os bispos e disse que cada paróquia da diocese assumiu um bispo para rezar nos dias que antecederam a Assembleia. Chamou cada bispo pelo nome e disse as paróquias que rezaram por ele.

Em sua homilia, dom Geremias recordou a caminhada da diocese de Umuarama, agradeceu pelos seus pastores, destacando seu primeiro bispo, hoje emérito, dom José Maria Maimone, que estava presente na celebração. Ele recordou que a diocese teve importante destaque na Igreja do Brasil, pela sua atuação na Pastoral do Dízimo e na implantação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Também destacou o trabalho vocacional, do qual os frutos são visíveis pelo expressivo número de sacerdotes diocesanos.

Após comentar o texto Evangelho, referindo-se à experiência da Samaritana, dom Geremias relatou o quanto a diocese de Umuarama fez para saciar no povo a sede de Deus. “Quanto trabalho para saciar a sede do nosso povo, por meio das CEBs. Quantas pessoas sustentaram a sua fé, por meio da Pastoral do Dízimo, que foi prioridade permanente nos planos diocesanos de pastoral. Quantas pessoas sustentaram a sua fé ajudando a sua comunidade, ou ainda, a catequese permanente, a Pastoral Vocacional”, disse o arcebispo.  

Dom Geremias destacou também o trabalho que dom Joao Mamede vem realizando, desde 2011, quando assumiu a diocese. Dom João “vem dando continuidade às ações pastorais, aperfeiçoando-as segundo as necessidades dos tempos atuais, focando no cuidado do clero, assim como nas vocações, na Iniciação à Vida Cristã, na formação de lideranças, na renovação das estruturas e na missionariedade, tornando a diocese uma referência de evangelização no Regional Sul 2 da CNBB”.

Após a missa, os bispos voltaram para o Centro Diocesano de Formação (CDF), onde estão hospedados, para o jantar e um momento de convivência fraterna. Amanhã, 13 de março, eles iniciam as atividades do dia com a santa missa na capela do CDF e seguem com uma extensa pauta de assuntos para serem refletidos e discernidos ao longo do dia. A Assembleia acontece até o meio-dia da terça-feira, 14 de março.

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)

Fonte: https://cnbbs2.org.br/
Tags: