Igreja do Paraná abre Ano Vocacional com um evento híbrido

De forma remota, a abertura do encontro foi feita pelo bispo de Guarapuava e secretário do Regional Sul 2 da CNBB, dom Amilton Manoel da Silva
16/11/2022 09:11
5 minutos de leitura
Igreja do Paraná abre Ano Vocacional com um evento híbrido

Na noite dessa quinta-feira, 10 de novembro, o Serviço de Animação Vocacional e a Pastoral Vocacional (SAV/PV) do Regional Sul 2 da CNBB realizou, de forma híbrida (presencial e on-line) um evento de abertura do Ano Vocacional. Participaram, ao todo, em torno de 300 pessoas. No auditório do Sthudium Teologicum, em Curitiba, cerca de 100 pessoas estiveram presentes, enquanto no canal do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB, havia cerca de 200 expectadores ao vivo.

De forma remota, a abertura do encontro foi feita pelo bispo de Guarapuava e secretário do Regional Sul 2 da CNBB, dom Amilton Manoel da Silva, que fez uma motivação para que todos os participantes vivam esse Ano Vocacional com empenho e alegria. Ele afirmou que “os bispos esperam que não seja mais um ano vocacional, mas o ano vocacional”.

O secretário-executivo do Regional Sul 2 da CNBB, padre Valdecir Badzinski, citou todos os organismos, pastorais e movimentos do Paraná, que terão envolvimento com as ações desse Ano Vocacional. “Articular, promover, disseminar as vocações é, para nós, uma missão muito grande, muito nobre. É um assunto de alta nobreza eclesial. Por isso estamos aqui e damos, nesta noite a abertura do Ano Vocacional”, disse o padre.

Em nome da Conferencia dos Religiosos do Brasil – Regional Paraná (CRB-PR), irmã Marlete Francisca da Silva, afirmou que se fazia presente representando os mais de 4 mil religiosos e religiosas que atuam no estado do Paraná. “Como Vida Consagrada Religiosa, nós temos um grande desafio: a abrir as portas e sairmos. E sairmos de mãos dadas com outros irmãos e irmãs, para que a graça alcance também aqueles que estão no caminho”, disse a religiosa.

Segundo o assessor do SAV/PV, padre Marcelo Ribeiro da Silva, o evento foi um sucesso pela participação, entusiasmo e disposição de todos em fazer o Ano Vocacional acontecer. Ele explicou que esse Ano Vocacional terá ações em torno da preocupação de como despertar e acompanhar as novas gerações. “Na Igreja do Paraná existe uma preocupação real com o futuro do acompanhamento vocacional das novas gerações. Todo nosso encontro acenou para isso: nós queremos olhar com atenção para essa nova geração que está vindo e dar uma atenção especial ao seu processo de amadurecimento humano e espiritual”, disse padre Marcelo.
Durante o evento, padre Marcelo apresentou aos participantes as escolhas que foram feitas pelo Regional Sul 2 para viver e celebrar o Ano Vocacional, assim como as ações que serão realizadas.

Para finalizar o encontro, foi exibido um vídeo do bispo de Foz do Iguaçu e referencial para o SAV/PV na Igreja do Paraná, dom Sergio de Deus Borges, animando a todos a viverem o Ano Vocacional. “Venho convidá-los a vos engajar, a participar das atividades nas nossas dioceses e nas nossas paróquias. Nós somos chamados, como nos diz o texto-base, a fomentar mais vocações, inspirando corações ao amor e a missão. Nossa missão nesse Ano Vocacional é promover essa cultura vocacional em cada comunidade, para que os seus espaços e suas realidades sejam santos ambientes, que despertem nossa gente às vocações. Vamos participar”, disse o bispo.

No vídeo abaixo, você pode rever a Abertura do Ano Vocacional no Regional Sul 2 da CNBB:


Fonte: https://cnbbs2.org.br/
Tags: