Enviado do papa chega para Congresso Eucarístico Nacional de Olinda e Recife

Congresso Eucarístico Nacional de Olinda e Recife
10/11/2022 11:11
3 minutos de leitura
Enviado do papa chega para Congresso Eucarístico Nacional de Olinda e Recife

O representante do papa Francisco para o 18º Congresso Eucarístico Nacional que acontecerá entre os dias 11 a 15 de novembro, em Recife (PE), cardeal António Augusto dos Santos Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, em Portugal chegou a Recife (PE) na noite de ontem (8).

Ele foi recebido no aeroporto internacional do Recife-Guararapes - Gilberto Freyre por dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife e pela comissão executiva do 18º CEN.

O cardeal Marto presidirá as celebrações de abertura e de conclusão do congresso em Recife.

Antes de iniciar o 18º Congresso Eucarístico Nacional, dom António Augusto presidirá uma missa hoje (9), às 19h na matriz de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Boa Viagem, em Recife (PE).

Material litúrgico

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, apresentou hoje (9), no Centro de Convenções de Pernambuco os materiais litúrgicos que serão utilizados 18º Congresso Eucarístico Nacional.

O arcebispo expôs à imprensa a cruz processional, de 2 m de altura, o lavabo, a capa para o evangeliário, o suporte para missal, um ostensório que será doado a próxima diocese que receberá o 19º Congresso Eucarístico Nacional, o cálice principal, um dos 250 cálices menores e uma das 50 âmbulas.

O ostensório, o turíbulo, a naveta, os castiçais e as galhetas foram feitos exclusivamente para o congresso. O arcebispo abençoou os objetos litúrgicos.

O material litúrgico foi criado pelas Pias Discípulas do Divino Mestre, do Apostolado Litúrgico. Com o logotipo do congresso, as peças têm acabamento dourado, com bordas niqueladas e pedras.

Segundo a irmã Paula Souza, religiosa do Apostolado Litúrgico, o ostensório tem “1,2 metros de altura e será colocado sobre uma base de 40cm, para que o Santíssimo Sacramento da Eucaristia possa ser visto e adorado, mesmo de longe, nas celebrações de abertura e de encerramento do Congresso, que serão ao ar livre, com participação de milhares de pessoas”.

Fonte: https://www.acidigital.com/