Presidente do Regional Sul 2 da CNBB preside missa na Comunidade da Missão São Paulo VI

07/11/2022 08:11
6 minutos de leitura
Presidente do Regional Sul 2 da CNBB preside missa na Comunidade da Missão São Paulo VI

Na manhã deste domingo, 6 de novembro, dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, presidiu a missa na comunidade São Paulo VI, em Quebo. Concelebrou com ele o pároco de Buba, região de Quebo, padre Ademir Tambá, o missionário, padre Sadi Cordeiro da Silva e os demais padres que compõe a comitiva missionária: Emerson Lipinski, Edson Zamiro e Rafael Fuchus. 

Desde a tarde de sábado, a comunidade preparava essa celebração. Os jovens ensaiaram os cantos e as danças até a noite e as mulheres trabalharam no preparo do almoço, que foi servido após a missa.

A celebração eucarística teve início por volta das 10h30, com expressiva presença da comunidade, especialmente crianças e jovens. Logo no início, padre Sadi apresentou o jovem Wesley de Matos Fonseca à comunidade, dizendo que ele vai permanecer por um período de 2 anos, nos quais vai trabalhar, de forma mais direcionada, com a juventude.

Em seguida, padre Ademir acolheu os “hóspedes” (como eles chamam aqui as visitas), fazendo um agradecimento a dom Geremias por tudo o que a Igreja do Paraná tem feito ao longo dos últimos anos pelo povo guineense. O sacerdote recordou, especialmente, o envio das bíblias. “Se a Igreja da Guiné-Bissau tem bíblias hoje, é graças à Igreja do Paraná”, disse o sacerdote. Assim ele concluiu sua fala: “Não temos nada para retribuir, apenas rezar para que Deus vos assista e vos de o necessário para acolher o vosso povo”.

Em sua homilia, dom Geremias fez um agradecimento especial aos missionários, as lideranças e catequistas, que se preocupam e zelam pelo bom andamento da vida da comunidade. “É assim, que pouco a pouco, fazendo com que muitas pessoas se aproximem do mistério de Deus, da liturgia, da Eucaristia, que nós vamos construindo uma Igreja, a Igreja viva”, disse o arcebispo.

Dom Geremias recordou também o testemunho de dom Pedro Zilli, que foi o grande motivador e inspirador da missão. Contou que era muito próximo do bispo, devido ele ser de origem de sua arquidiocese.

A celebração foi marcada pela alegria, entoada pelo coral de jovens que cantava alto ao som dos teclados e dos tambores. Em alguns momentos, como na entronização da Palavra de Deus e no ofertório, o canto era acompanhado pela dança das meninas. No ofertório, foram colocados ao pé do altar algumas bacias com batata doce, banana e amendoim, alimentos típicos da região.

Ao final da celebração, seu Lourenco, líder e catequista da comunidade fez um momento de agradecimento, recordando todo o bem que já foi realizado pelas pessoas da comunidade. “Os missionários que já passaram aqui da missão deixaram provas e testemunhas reais nas suas ações, nos seguintes aspectos: na construção do muro do hospital de Quebo, bem como o melhoramento do laboratório de análises e outros serviços sanitários; na evangelização dentro da comunidade central e nas comunidades de bases, fazendo as pessoas conhecer Cristo e sua doutrina. Os missionários recém-chegados estão muito interessados em dar continuidade dos projetos anteriores, na área da evangelização, da educação e da saúde das populações das diversas tabancas. Dom Geremias, o bom pastor cuida do seu rebanho, e nós ficamos felizes por receber o pastor. Muito obrigado por sua vinda e por toda confiança. Obrigado”.

Após a missa, foi servido um almoço à comunidade. Ao longo da tarde, os jovens e as crianças permaneceram na missão cantando, brincando e dançando.

Fonte: https://cnbbs2.org.br/
Tags: