Terceiro dia de trabalhos da 59ª Assembleia Geral da CNBB

Documentos importantes para a Igreja no Brasil começam a ser votados nesta terça-feira (30).
30/08/2022 15:08
5 minutos de leitura
Terceiro dia de trabalhos da 59ª Assembleia Geral da CNBB

Reunidos em Aparecida no período da manhã desta terça-feira, durante o terceiro dia da 59ª Assembleia Geral da CNBB, o episcopado brasileiro irá realizar o primeiro bloco de votações de documentos considerados importantes para a Igreja no Brasil. A primeira apreciação do dia, às 8h30, será dedicada ao Estatuto da CNBB. Os bispos deverão avaliar as alterações e revisões que foram propostas pela Comissão de Redação do Estatuto.

Outro subsídio que será votado, às 9h20, é o Estudo 114 da Conferência que trata sobre a Animação Bíblica da Pastoral a partir das Comunidades Eclesiais Missionárias. Se aprovado, o texto passará a ser um Documento oficial da CNBB. Também o subsídio que diz respeito aos critérios e encaminhamentos práticos para a instituição do Ministério de Catequista, preparado pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, será votado, às 11h55.

Interior do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida

Interior do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida

O objetivo, segundo o presidente da Comissão, dom José Antônio Peruzzo, é que os bispos reconheçam se de fato o documento é válido e se pode oferecer às dioceses uma espécie de roteiro.

Outros temas estão previstos durante as sessões: a continuação da votação da tradução do Missal Romano; informes referentes ao Congresso Eucarístico Nacional e a apreciação e votação de uma nova identidade visual para a CNBB.

Coletiva de Imprensa

Na parte da tarde haverá a Coletiva de Imprensa, às 15h, na sala de imprensa do Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida. Na ocasião, dois temas serão aprofundados. Um deles é o Estudo 114 da CNBB, que trata sobre a Animação Bíblica da Pastoral a partir das Comunidades Eclesiais Missionárias.

Atenderão à imprensa o arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo, e o bispo de Garanhuns, dom Paulo Jackson. Ambos ajudaram na elaboração do texto.

Interior do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida

Interior do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida

O outro assunto a ser tratado na Coletiva será a Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ) que acontecerá pela primeira vez em Lisboa, Portugal, entre os dias 1º e 6 de agosto. Dom Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ 2023, atenderá a imprensa.

O bispo está no Brasil, com uma comitiva, a fim de mobilizar os jovens brasileiros e a Igreja no Brasil a participarem da Jornada. Poderão acompanhar a coletiva, presencialmente, todos os jornalistas que realizaram seu cadastro junto à Assessoria de Comunicação da CNBB. Haverá também a possibilidade de participar das coletivas de forma remota, por meio do Zoom, no link: http://www.bit.ly/59agcnbb.

O público em geral poderá acompanha-la pelas redes sociais da CNBB: @cnbbnacional e portal A12: A12.com.

Missa diária

Nesta terça-feira, 30, a missa com vésperas acontece às 18h, no Santuário Nacional. Na ocasião serão recordados os bispos falecidos desde a Assembleia de 2020. A celebração será presidida pelo arcebispo de São Luís do Maranhão, dom Gilberto Pastana e os concelebrantes serão os bispos das dioceses onde serviram os bispos falecidos.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt
Tags: