Sínodo 2023: "Sinodalidade da Igreja é constituída por três fontes da espiritualidade: oração, liturgia e piedade"

18/08/2022 11:08
4 minutos de leitura
 Sínodo 2023:

O secretário executivo do regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Luciano dos Santos, esteve em Brasília (DF), de 8 a 12 de agosto, como membro da Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil, para participar da consolidação da síntese das escutas das igrejas particulares do Brasil para o processo do Sínodo 2023.

A partir dos relatórios, segundo o padre Luciano dos Santos, foi possível constatar que o documento preparatório do Sínodo expressa de maneira muito forte a relação entre liturgia e sinodalidade. “O Documento diz que caminhar juntos só é possível na escuta comunitária da palavra de Deus e na celebração da Eucaristia”, diz.

Por isso, segundo padre Luciano, a sinodalidade da Igreja é constituída, alimentada por três fontes da espiritualidade cristã: oração, liturgia e piedade popular. “A liturgia de forma singular, a participação ativa, consciente, plena e frutuosa da Eucaristia é fonte para o caminhar juntos, para uma igreja sinodal, para as nossas experiências sinodais, para o nossa caminhar”.

“É interessante, no mínino, que as comunidades cantem inspiradas na Carta de São Paulo aos Romanos – Nós somos muitos, mas formamos um só corpo, que é o corpo do Senhor, a sua Igreja, mas todos nós participamos do mesmo dom da unidade que é o corpo do Senhor, então a oração, piedade polular e liurgia constituem e alimentam esse nosso caminhar juntos”, afirmou.

O padre Luciano explicou também, em vídeo, o que é uma liturgia sinodal. Para ele, a liturgia sinodal é o que impulsiona, ilumina e alimenta esse caminhar juntos.

“É uma liturgia que faz emergir a realidade da comunidade celebrante. É uma liturgia que celebra o mistério de Cristo, na Páscoa da gente. É uma liturgia que nos motiva para a partilha, para a solidariedade e para nos fazer companheiros de viagem das pessoas que mais precisam – dos pobres, dos excluídos, dos marginalizados. É uma liturgia profética e que cuida da Casa Comum” explicou.

Participar da Equipe de Elaboração da Síntese foi para o padre Luciano uma grande oportunidade. “Acabamos conhecendo realidades muito distintas da nossa e que nos ajudam a perceber experiências sinodais muito significativas. Ajuda também a perceber caminhos sinodais já traçados e fundamentados”.

“Faz também perceber desafios que ainda possuímos, dificuldades que vemos nesse caminhar juntos, mas também os horizontes”, disse.



Fonte: https://www.cnbb.org.br/
Tags: