Cerca de 250 padres do Paraná participaram da 14ª edição do Torneio Regional de Presbíteros em Londrina (PR)

O Regional Sul 2 da CNBB é o único do Brasil a promover um torneio esportivo para os padres; Padres da Arquidiocese de Cascavel se fizeram presentes
20/06/2022 15:06
5 minutos de leitura
Cerca de 250 padres do Paraná participaram da 14ª edição do Torneio Regional de Presbíteros em Londrina (PR)

Para mais fotos, clique aqui 


Cerca de 250 padres, de 16 dioceses do Paraná e da Metropolia e Eparquia Católica Ucraniana, participaram da 14ª edição do Torneio Regional de Presbíteros, realizado em Londrina (PR), nos dias 23 e 24 de maio. O evento é promovido e organizado pela Comissão Regional de Presbíteros (CRP), junto aos coordenadores diocesanos da Pastoral Presbiteral e aos padres da arquidiocese anfitriã.    

Durante os dois dias de encontro, os padres disputaram os torneios de futebol, truco, canastra e tênis de mesa. Estiveram presentes, confraternizando com os padres, o arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz; o bispo de Guarapuava, dom Amilton Manoel da Silva; o bispo de Campo Mourão, dom Bruno Elizeu Versari; o bispo de Paranavaí, dom Mário Spaki; e o bispo emérito de Guarapuava, dom Antônio Wagner da Silva.  

Segundo o secretário executivo do Regional Sul 2, padre Valdecir Badzinski, o Torneio dos Presbíteros do Paraná é um evento único no Brasil. “O Regional Sul 2 é o único regional que tem um torneio nesse estilo, envolvendo centenas de sacerdotes das várias arqui/dioceses do Paraná. Na América Latina parece ser também o único torneio desse porte e dessa magnitude. É sempre um momento de alegria, de confraternização e fortalecimento da amizade e da comunhão entre os padres. É uma iniciativa que ajuda no cuidado da saúde física, psíquica e espiritual dos padres, sempre em vista da missão sacerdotal”, disse padre Valdecir. 

Antes de iniciarem a confraternização e as atividades esportivas, como já é tradição, os padres realizaram um momento de espiritualidade. Segundo o presidente da CRP, padre Emerson Lipinski, que conduziu a oração, foi um momento bonito e comovente, pois os padres rezaram pelos irmãos que faleceram vítimas da Covid-19. “Simbolicamente, os padres acenderam pequenas velas no Círio Pascal e pediram a Cristo Ressuscitado que conceda a eles a graça do descanso eterno e que a luz perpétua ilumine aqueles que tiveram suas vidas ceifadas, de modo antecipado, em consequência do vírus da Covid-19. Foram 24 padres falecidos na pandemia, que sempre estavam conosco nos encontros formativos e de confraternização”, contou padre Emerson.  

No torneio de futebol, a diocese de Ponta Grossa foi a bicampeã, tendo a diocese de Foz do Iguaçu como vice-campeã e a diocese de Palmas-Francisco Beltrão em terceiro lugar. Os vencedores de todos os torneios, além da alegria da vitória, são premiados com troféus. No futebol, o artilheiro e o goleiro menos vazado também recebem um troféu.  

O objetivo desse torneio, que é realizado anualmente, é fortalecer a fraternidade, a unidade e a amizade presbiteral. É ocasião para os padres descansarem, celebrarem e partilharem o dom da vocação, vivendo a alegria por meio do esporte.  

“Eu avalio que esse 14º Torneio Regional nos ajudou a ressurgir da pandemia. Estávamos há três anos esperando que esse encontro se realizasse em Londrina. Então, o encontro e a confraternização foi um momento ímpar, de muita alegria e, certamente, trouxe muitos benefícios para a vida do presbitério do Paraná. Esse torneio nos ajuda a ser um presbitério sólido, forte e unido para testemunharmos a alegria do Evangelho nas nossas comunidades eclesiais”, disse padre Emerson.  

A 15ª edição do Torneio Regional de Presbíteros será sediada pela diocese de São José dos Pinhais e está programada para o mês de maio de 2023.

Fonte: https://cnbbs2.org.br/
Tags: