CF 2022, COM O TEMA “FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO”, GANHA DESTAQUE EM JORNAIS E REPERCUTE BRASIL AFORA

12/03/2022 12:03
9 minutos de leitura
CF 2022, COM O TEMA “FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO”, GANHA DESTAQUE EM JORNAIS E REPERCUTE BRASIL AFORA

Desde o lançamento virtual da Campanha da Fraternidade (CF), realizado pela CNBB na quarta-feira de cinzas, 2 de março, a iniciativa vem ganhando ainda mais destaque nas manchetes dos jornais e em sessões solenes Brasil afora. Este ano, a CF tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”

Na última quarta-feira, dia 9 de março, por exemplo, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou uma sessão solene, presencial, em homenagem à Campanha da Fraternidade. A iniciativa foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital, no canal 9.3, e pelo YouTube.

Padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo de Campanhas da CNBB, esteve presente e relatou que a sessão fazia parte de um reconhecimento a tantos homens e mulheres de boa vontade, que não somente no Distrito Federal, mas em todo o Brasil promoviam diversas iniciativas nascidas das Campanhas da Fraternidade há quase 60 anos.

“Esse ano ao tratar o tema da educação, o episcopado brasileiro nos dá a oportunidade de refletir a partir de três enfoques específicos – pensar a educação de forma integral; valorizar as iniciativas do Pacto Educativo Global e redescobrir a pedagogia de Jesus. Isso significa olhar a educação em seu conjunto e não pensá-la somente em vista da projeção de uma carreira profissional, mas a uma educação que atinja a todos os âmbitos da pessoa humana”, salientou o padre.

Segundo o padre,  o poder legislativo deve legislar com sabedoria e servir com amor rejeitando toda e qualquer forma de corrupção, tendo os olhos fixos na construção do bem comum. Citando São João Bosco, padre Patriky salientou que ambos focos do tema é formar um bom cristão e honesto cidadão. Relembrou, ainda, que a CF está em profunda comunhão com o Pacto Educativo Global, do Papa Francisco, e que “recupera a pedagogia de Cristo, que educava pela proximidade, pelo testemunho e qualidade da sua presença”.

O padre enfatizou, também, que o contexto pandêmico é o marco temporal da Campanha da Fraternidade e que a ocasião também trazia uma reflexão muito pertinente sobre a importância de se construir projetos de vida em vista de um projeto de sociedade.

“Qual é o modelo de educação que nós queremos? Qual é o papel de cada cidadão nesse contexto e quais as narrativas que ouvíamos no que diz respeito a educação hoje? E aí vem esse grande horizonte da Campanha da Fraternidade – Falar com sabedoria e ensinar com amor – que é, na verdade, um estilo de vida daqueles que se pautam também por um serviço à comunidade. O verdadeiro serviço à educação é a educação à serviço da comunidade, do bem comum”, disse o padre.

Confira a sessão na íntegra:

Senado Federal – Agência Senado também divulgou que o Senado Federal vai realizar uma sessão especial para comemorar a Campanha da Fraternidade 2022. O plenário aprovou na quarta-feira, dia 9, o requerimento propondo a sessão. A data da sessão ainda será marcada.

“Nos dizeres das autoridades que promovem a campanha, a versão de 2022 deve nos recordar que ‘educar não é um ato isolado. É encontro no qual todos são educadores e educandos. É tarefa da própria pessoa, da família, da escola, da igreja e de toda a sociedade’”, afirma o senador na justificativa para o requerimento.

Repercussão nos jornais

A CF de 2022 também teve repercussão nas maiores mídias e veículos de comunicação do Brasil.

A agência Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), deu destaque ao lançamento oficial da CF, na quarta-feira de cinzas, com a fala do presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que enfatizava que a “Educação é pilar da paz e por isso precisa receber sempre mais investimento significativos de governantes, empreendedores, instituições, todos os setores”.

O jornal O Globo também enfatizou a fala de dom Walmor, no lançamento, alegando que o presidente da CNBB disse que a educação precisa sempre receber mais investimentos de todos. “Ele não se limitou a citar os governantes, mencionando também a necessidade de investimentos por parte de empreendedores, instituições e outros segmentos”.


O Globo salientou, ainda, o posicionamento do secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, com relação ao significado de “educação integral”, termo usado na Campanha.


“Educação integral, e integral aqui num sentido mais amplo que ela pode vir a ter. Não restringir a educação aos aspectos cognitivos e mercadológicos, mas perceber que o ser humano, além de razão e inserção no mercado de trabalho, é também por exemplo sentimento, ele é solidariedade, ele é compromisso socioambiental, e assim por diante. Que o processo educacional não forme apenas máquinas racionais para inserção no mercado. Se isso é importante, não é exclusivo. É preciso alargar. E alargar o horizonte para a fraternidade e solidariedade — afirmou dom Joel.

Jornal Nacional destacou que, no lançamento, a CNBB exibiu uma mensagem do Papa Francisco em que ele defende a adoção de ações transformadoras na educação para a fraternidade universal e o humanismo integral. O vídeo na íntegra pode ser conferido em: https://globoplay.globo.com/v/10351890/.

Correio Braziliense deu destaque para a fala de dom Joel sobre a guerra na Ucrânia, feita durante a coletiva de lançamento da CF. O jornal salientou que o secretário-geral da CNBB refletiu ser preciso trabalhar pela paz e que, “se há guerra, é preciso se manifestar com indignação”.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/
Tags: CF 2022