CNBB LANÇA A CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2022; VÍDEO OFICIAL E COLETIVA DE IMPRENSA FIZERAM PARTE DA CERIMÔNIA DE ABERTU

03/03/2022 13:03
5 minutos de leitura
CNBB LANÇA A CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2022; VÍDEO OFICIAL E COLETIVA DE IMPRENSA FIZERAM PARTE DA CERIMÔNIA DE ABERTU

Nesta Quarta-feira de Cinzas, 2 de março, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou virtualmente a Campanha da Fraternidade de 2022, com o tema: “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”

Antes do lançamento oficial foi realizada uma missa com o rito de imposição das cinzas, na sede da entidade, em Brasília (DF). A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência, dom Joel Portella Amado.

Na solenidade, o secretário-geral, lembrou da convocação do Papa Francisco para este 2 de março que é o Dia de Oração e Jejum pela Ucrânia. Na homilia, dom Joel destacou a importância do período quaresmal e dos seus principais eixos: jejum, esmola e oração. Participaram da missa assessores e colaboradores da CNBB.


Abertura oficial

A abertura oficial da Campanha da Fraternidade ocorreu com a divulgação de um vídeo às 10h, com pronunciamentos dos membros da presidência da CNBB e convidados.  

No vídeo, o secretário geral da CNBB salientou que é preciso olhar a realidade da educação, buscar seus fundamentos e seus objetivos mais profundos para que em todas as situações da vida se possa falar com sabedoria e ensinar com amor. 

“Cheguemos à Páscoa do Senhor com o coração transformado, um coração que trabalha para o mundo, uma sociedade de paz, de justiça social, fraternidade bem comum, amor e fé”. 

Na sequência,  o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, afirmou que “no horizonte de todos como Igreja que ajuda a construir a sociedade se põe essa especial oportunidade de serviço à vida plena”.

Dom Walmor disse que a CNBB está certa da importância prioritária da educação em tempos novos na vida de cada cidadão e cidadã das famílias, em comunidades e no conjunto da sociedade brasileira. 

A educação é o pilar da paz e, por isso mesmo, precisa receber sempre mais investimento significativo de todos, governantes, empreendedores, instituições, segmentos todos. Por isso mesmo, a nossa Conferência, a CNBB, promovendo a CF, busca fomentar a participação de todos no fortalecimento do campo educacional, iluminar compreensões, despertar comprometimentos e a convicção de que o tempo novo na sociedade se constrói e se sustenta através da prioridade da educação integral e qualificada.

O arcebispo de Goiânia (GO) e presidente da Comissão para a Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino,  expressou que ao iniciar a Quaresma, os católicos do Brasil, com o coração de pastores movidos pela força do amor de Deus e da missão que foi confiada, se dirigem a todas as famílias, aos educadores, aos gestores para “lhes falar de um tema tão caro à educação, tema este refletido na CF de 2022”.  

Veja a cerimônia de abertura na íntegra:


Fonte: https://www.cnbb.org.br/