A comovente “Primeira Comunhão” de Pablo Picasso

O tema religioso é raridade para o artista, que ficou conhecido por sua arte modernista. Entretanto, este quadro foi o ponto de virada na vida e na carreira de Picasso
18/02/2022 17:02
4 minutos de leitura
A comovente “Primeira Comunhão” de Pablo Picasso

Quando se pensa nas obras de Pablo Picasso, vêm à mente imagens de paisagens impressionistas e retratos cubistas. Mas, antes de ser conhecido por seu estilo modernista, seus primeiros trabalhos eram muito mais realistas.

“Primeira comunhão”

Um grande exemplo é a obra “Primeira Comunhão”, uma de suas primeiras pinturas. Aqui vemos o trabalho de um Picasso de 15 anos, que ainda estudava os mestres do passado. 

De fato, Pablo Picasso reproduziu esta cena desafiadora por sugestão de seu pai, para uma grande exposição em Barcelona. Ele retratou seu pai como o padre, sua irmã como a menina fazendo sua primeira comunhão e o filho do amigo de seu pai como o coroinha.

Picasso e os temas religiosos

O tema religioso é uma raridade para Picasso. Na verdade, é um tema que não voltou mais a fazer parte da sua obra. A maioria de seus trabalhos sobre assuntos sagrados são relegados aos cadernos de esboços de seus alunos. Ainda assim, embora não devoto, ele manteve uma reverência saudável pela fé mesmo quando amadureceu .

Segundo um site dedicado ao artista, décadas depois ele foi questionado se se arrependia de ter pintado a “Primeira Comunhão”, ele respondeu: “De jeito nenhum, naquela época era muito importante para mim”.

Fica claro por sua atenção aos detalhes que o assunto era realmente importante para o adolescente Picasso. De cada dobra do véu da menina às texturas quase imperceptíveis na parede do fundo, cada pincelada dá vida à cena sacramental. Um dos aspectos mais marcantes da pintura é a reverência que ela transmite através de figuras desenhadas de perfil.

Sacramentos como símbolos

O site PabloPicasso.org explica que a cena tem um significado simbólico para o artista. A “Primeira Comunhão” é uma parte crítica da transição de um católico da infância para a idade adulta na Igreja.

Da mesma forma, a peça marcou um ponto de virada em Picasso, quando ele passou de estudante de arte a um verdadeiro artista. Esta foi a peça-chave de Picasso, que ajudaria a formular sua posição como um dos artistas mais influentes de todos os tempos.

O site continua escrevendo sobre sua interpretação da obra de arte:

“Picasso destacou esse sentido de passagem ao ligar o branco brilhante do vestido da jovem com o branco da toalha do altar e a luz das velas que iluminam toda a cena.”

Fato engraçado

“Primeira Comunhão” é considerada a primeira obra-prima de Picasso, mas ele já havia alcançado esse nível artístico vários anos antes. Mental Floss lembra que quando Picasso tinha apenas 13 anos, seu pai e professor de arte, José Ruiz Blasco, viu uma das pinturas de seu filho e ficou surpreso. Ele então deu a Picasso sua própria paleta e pincéis, dizendo que não precisava mais deles. Embora continuasse a ensinar em escolas de arte, Ruiz Blasco nunca pintou outra obra sua.

Fonte: https://pt.aleteia.org/