A catequese sobre a eucaristia é uma prioridade, afirma bispo dos EUA

17/02/2022 17:02
6 minutos de leitura
A catequese sobre a eucaristia é uma prioridade, afirma bispo dos EUA

Ensinar a verdade sobre a presença real de Cristo na Eucaristia será uma prioridade para a diocese de Cleveland nos próximos anos, disse o bispo, dom Edward Malesic.

“Precisamos ensinar com mais clareza ou ser mais persuasivos sobre o que acreditamos. Talvez devêssemos fazer as duas coisas”, disse dom Malesic em seu discurso de 10 de fevereiro no First Friday Club de Cleveland, evento mensal que apresenta palestrantes católicos. Cerca de 300 pessoas compareceram no dia 10 de fevereiro para ouvir o discurso de dom Malesic.

"Quando Jesus disse aos seus apóstolos: 'Este é o meu corpo' e 'Este é o meu sangue', ele quis dizer isso", continuou ele.

Um estudo do centro de pesquisas Pew Research de 2019 revelou que apenas 31% dos católicos americanos pesquisados acreditam na Presença Real de Jesus na Eucaristia, isto é, que o pão e o vinho consagrados durante a missa tornam-se o corpo e o sangue de Cristo por transubstanciação, doutrina fundamental do catolicismo.

Entre os católicos entrevistados pela Pew, 69% disseram acreditar que o pão e o vinho consagrados "são símbolos do corpo e do sangue de Jesus Cristo". O erro é mantido pela maioria dos católicos em todas as faixas etárias pesquisadas.

Em novembro, a Conferência dos Bispos Católicos dos EUA aprovou um documento de ensino sobre a Eucaristia, em resposta à pesquisa e aos políticos católicos pró-aborto que querem continuar comungando.

Os bispos também votaram a favor de uma iniciativa de renascimento eucarístico de três anos, que terminará em um Congresso Eucarístico Nacional em Indianápolis em 2024.

Dom Malesic disse que a diocese de Cleveland sediará seu próprio renascimento eucarístico antes do Congresso Eucarístico Nacional.

“Meu ministério, e o papel de cada bispo, é ensinar de forma clara e autêntica o que a Igreja ensina, incluindo como se administra, se reza, se entende, se reverencia o sacramento da Eucaristia e como este sacramento transforma os fiéis”, disse dom Malesic. “Também devemos ensinar de uma forma que mude corações e mentes e não só informe”, acrescentou.

O bispo de Cleveland também falou sobre um esforço contínuo para renovar a educação católica na diocese.

Uma força-tarefa está atualmente revisando as práticas educativas nas escolas primárias diocesanas e apresentará um plano estratégico a dom Malesic nos próximos meses. A diocese planeja começar a implementar o plano estratégico no ano letivo 2022-2023.

“Temos uma oportunidade única para estabelecer um curso para os próximos cinco a dez anos e realmente trabalhar para estabilizar as escolas primárias católicas e ajudar a equilibrar os recursos de uma maneira mais equitativa, focando nas necessidades de nossas crianças que só uma educação católica pode oferecer, mesmo para aqueles que não são da fé católica”, disse dom Malesic.

“Aqui temos a oportunidade de ser ousados e criativos e de ajudar a reformar o sistema para que se convertam em comunidades de fé vibrantes que busquem educar e formar esses jovens na tradição e nos caminhos da Igreja Católica”, continuou.

O plano será apenas para escolas primárias, mas dom Malesic espera que sirva de modelo para escolas secundárias, ministério juvenil e programas de formação de fé de adultos na diocese.

Dom Malesic também encorajou os católicos de sua diocese a participar das sessões de escuta do Sínodo sobre a Sinodalidade convocado pelo papa Francisco.

O processo sinodal na diocese de Cleveland culminará em junho com uma reunião de um dia dos representantes diocesanos. A diocese compilará as informações das sessões de escuta para o relatório nacional a ser apresentado em Roma.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/