Diocese de Petrópolis se mobiliza para atender as vítimas das chuvas

Desde as primeiras informações sobre vítimas, o bispo diocesano, dom Gregório Paixão, OSB, pediu aos padres para que abrissem as igrejas para receber as pessoas que necessitassem de acolhimento.
17/02/2022 17:02
8 minutos de leitura
Diocese de Petrópolis se mobiliza para atender as vítimas das chuvas

Vatican News

A Diocese de Petrópolis desde a noite de terça-feira (15/02), está atendendo as vítimas das chuvas em Petrópolis, quando em apenas algumas horas houve um acúmulo de 260 milímetros de chuva. Desde as primeiras informações sobre vítimas, o bispo diocesano, dom Gregório Paixão, OSB, pediu aos padres para que abrissem as igrejas para receber as pessoas que necessitassem de acolhimento. “Este é o momento de sermos todos solidários, ajudando aqueles que precisam, acolhendo e fazendo doações do que for possível”, afirmou dom Gregório Paixão, pedindo que todos continuem também rezando pelas vítimas.

Dom Gregório conversou com a Rádio Vaticano:

"Prezados amigos da Rádio Vaticano... Aqui é dom Gregório Paixão bispo de Petrópilis e gostaria de falar sobre a situação que estamos vivendo neste exato momento no município em que habito e onde está a sede da diocese. Houve uma grande chuva que durou cerca de três horas. Essa chuva, é o que nós chamamos aqui de "uma cabeça d'água". Choveu em 3 horas o que deveraia chover no prazo de um mês inteiro. Resultado: a chuva foi localizada em regiões do centro de Petrópolis, no Alto da Serra, um bairro próximo ao centro, como também no bairro do Caxambu e em outras localidades todas elas bem no centro da cidade.

O resultado é que houve deslizamentos principalmente nas encostas onde moram as pessoas mais pobres. A cidade de Petrópolis é uma cidade serrana chamada cidade Imperial, uma cidade que tem um fluxo muito grande de turistas, mas também uma cidade que sofre as consequências da situação social que nós temos no Brasil. Resultado: muitas pessoas acabam morando nas encostas e quando há uma grande chuva essas encostas acabam cedendo e as pessoas acabam morrendo sufocadas pela terra e pelo desmoronamento de suas casas. O resultado de tudo isso é que nós estamos já com 104 vítimas, acreditamos que esse número possa chegar perto de 200. Nós temos ainda um número muito grande de pessoas soterradas.

O grande trabalho que nós estamos fazendo enquanto diocese é abrir todos os nossos espaços diocesanos, salões paroquiais, salas de catequese, mesmos espaços internos das nossas igrejas para acolher os desabrigados. São centenas de pessoas desabrigadas, centenas de famílias, e nós estamos recolhendo material de alimentação como também de higiene pessoal para poder ajudar as pessoas, durante esse período em que nós estamos buscando as vítimas, como também as pessoas estão sem a possibilidade de ter suas casas. Neste período nós estamos acolhendo a todos e buscando dar para a elas um apoio religioso, um apoio psicológico, um apoio médico também, porque temos muitos médicos ligados à Igreja. Principalmente é essa presença que é fundamental nesse instante. É preciso ser essa presença Samaritana porque também várias pessoas estão com ferimentos.

Eu peço a todos orações, eu acho que é isso que nós precisamos pedir, orações. Peço as orações do Santo Padre o Papa Francisco e de todos aqueles que nos ouvem também pela Rádio Vaticano, orações de toda a igreja porque realmente vivemos um momento de calamidade.

Então as orações é o ponto fundamental. E a solidariedade que estamos tendo por parte do povo brasileiro e de todos aqueles que habitam em nossa diocese. Peço a todos apenas isso orações, um grande abraço e que Deus os abençoe.

Atuação da Diocese

Depois de manter contato com as autoridades, o bispo diocesano, na quarta-feira (16/02), passou o dia na Paróquia Santo Antônio do Alto da Serra, ajudando no que fosse possível para atender as vítimas. Da Paróquia do Alto da Serra, dom Gregório Paixão manteve contato com os padres para ter informação sobre o atendimento em outras comunidades, já que há vítimas em diversos bairros de Petrópolis.

Para centralizar as doações em dinheiro, a Diocese de Petrópolis colocou uma conta à disposição de todos que quiserem fazer doação pra ajudar as vítimas: c/c 114.134-1, Agência Banco do Bradesco 0401 para o CNPJ 28.805.190/0001-33. As pessoas interessadas em ajudar podem ainda entrar em contato pelos telefones (24) 98828-0215 e (24) 98819-1455.

Além desta iniciativa, as paróquias da Diocese se mobilizaram para contribuir com doações, fazendo-as chegar até a Paróquia do Alto da Serra, que até o final da tarde de quarta-feira, atendia mais de 250 famílias. A Diocese de Petrópolis recebeu apoio das arquidioceses e dioceses do Regional Leste 1 da CNBB, da Cáritas Nacional, da presidência da CNBB e de diversas instituições que se colocaram à disposição para ajudar no que fosse necessário, inclusive com voluntários para atuar no cuidado das vítimas.

Rogério Lima Tosta – Assessor de Imprensa da Diocese de Petrópolis

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt