Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira é ordenado Bispo na Catedral de Umuarama (PR)

07/02/2022 19:02
5 minutos de leitura
Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira é ordenado Bispo na Catedral de Umuarama (PR)

O Papa Francisco nomeou, dia 24 de novembro de 2021, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, o Monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira, do clero da Diocese de Umuarama (PR). 

A Ordenação Episcopal aconteceu na tarde do sábado, dia 05 de fevereiro, na Catedral de Umuarama. Presidiu-a o Cardeal Dom Orani João Tempesta, O Cist., Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), sendo co-ordenantes Dom João Mamede Filho, OFM Conv., Bispo Diocesano de Umuarama (PR) e Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano de Jundiaí (SP). Dom Vicente esteve à frente da Diocese de Umuarama de 2002 a 2010. Concelebraram a Santa Missa numerosos bispos, padres e diáconos da Diocese de Umuarama e de outras dioceses do Brasil. 

Dom Catelan nasceu em 02 de fevereiro de 1970, em Cidade Gaúcha (PR). É o segundo filho de Luiz Fernandes Portel Ferreira (in memorian) e Maria Erci Catelan Ferreira. Foi batizado na Paróquia Santa Maria Goretti e São José Operário, de Cidade Gaúcha, a 15 de março de 1970. 

Fez o Propedêutico no Seminário Rainha dos Apóstolos, em Umuarama (PR), e cursou Filosofia no Instituto Nossa Senhora da Glória, em Maringá (PR). Estudou Teologia no Instituto Paulo VI, em Londrina (PR), de 1990 a 1994. Foi ordenado padre em 05 de fevereiro de 1995, na Catedral de Umuarama (PR). 

O novo bispo é pós-graduado em história da filosofia, pela Universidade Estadual de Londrina; mestre em teologia dogmática, pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo (SP); doutor em teologia dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e, pós-doutor em teologia sistemática, pela PUC-Rio. 

Na Diocese de Umuarama (PR), desempenhou as funções de pároco, administrador paroquial, vigário geral, reitor de seminário, membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral e coordenador diocesano de Pastoral. Também atuou como pároco e reitor do Seminário de Teologia, em Londrina (PR); vigário paroquial na Arquidiocese de Maringá e, ultimamente, prestava serviços na área acadêmica, à Arquidiocese do Rio de Janeiro. 

Desde 2007, Dom Antônio colabora em várias instâncias da Igreja no Brasil e no mundo.  Foi membro do Instituto Nacional de Pastoral. Atuou na Secretaria da 12ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 2008, e desempenhou várias funções na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, além de acumular uma larga experiência na área acadêmica, com atuações como professor, diretor de estudos e coordenador de cursos, especialmente na área da Teologia. 

Dom João Mamede Filho, OFM Conv., Bispo Diocesano Umuarama, expressou sua alegria com a notícia da nomeação dizendo que “É um grande júbilo, comovente, como o próprio Núncio diz na carta pessoal enviada a mim que, ‘vocês estão de parabéns’. Normalmente, qualidade vem de quantidade. Uma pessoa da Diocese elevada a dignidade do episcopado e a plenitude do sacerdócio, demonstra que aqui muita gente vive intensamente o mistério da fé. Que seja um impulso de ânimo para nós rumarmos, cheios de alegria e entusiasmo, para o nosso jubileu de ouro”, finaliza Dom João. 

Mais fotos em: https://site.diocesedeumuarama.org.br/padre-da-diocese-de-umuarama-se-torna-bispo-auxiliar-do-rio-de-janeiro/

Publicação e fonte: Érica Bolonhezi – Jornalista da Diocesana de Umuarama
Gabriel Rocha – Assessor de Comunicação da Diocesana de Umuarama
Fotos: Domine Fotografia Religiosa – Milton Cinque – PASCOM Catedral de Umuarama

Fonte: https://www.cnbb.org.br/
Tags: Catalan