6ª SEMANA SOCIAL BRASILEIRA LANÇA NOVO SUBSÍDIO, O CADERNO 6, DA COLEÇÃO MUTIRÃO DE FORMAÇÃO

07/01/2022 17:01
5 minutos de leitura
6ª SEMANA SOCIAL BRASILEIRA LANÇA NOVO SUBSÍDIO, O CADERNO 6, DA COLEÇÃO MUTIRÃO DE FORMAÇÃO

A mobilização da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB), com o tema “Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho”, inicia 2022 com o lançamento do “Caderno 6, da Coleção Mutirão de Formação”. Esse subsídio poderá ajudar na metodologia e reflexão para construção do Projeto Popular O “Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos”.

Este novo ciclo de mobilização da 6ªSSB, até 2023, é resultado do acumulo das reflexões, gestos concretos e ações sociotransformadoras com as realizações das SSB´s, nos seus 30 anos de existência. Soma-se a esse acumulo a atual conjuntura sociopolítica, socioeconômica, socioambiental e sociocultural que tem desafiado a Igreja, os movimentos sociais e populares, comunidades do campo e da cidade a esperançar e propor outros futuros, a romper com estruturas de violência, injustiça social e de destruição da Casa Comum.

Acesse (aqui) o Caderno 6. O material está no formato digital, em breve será disponibilizado impresso.

6ª Semana Social Brasileira

6ª Semana Social Brasileira foi aprovada na 57ª Assembleia Geral da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2019, e se insere num processo amplo de colaboração para a transformação da sociedade com a pastorais sociais, movimentos populares, organizações sociais e igrejas.

6ª Semana Social Brasileira
6ª Semana Social Brasileira

O objetivo imediato da 6ª SSB “é sensibilizar a sociedade, mobilizar e articular forças sociais, fortalecer e multiplicar as lutas por direitos para desencadear novos processos de luta e de organização populares em torno do desafio/apelo/exigência maior de nosso tempo: ‘nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que provém do trabalho”, nota o professor e teólogo Francisco de Aquino Júnior ao lembrar odiscurso do papa Francisco aos participantes do Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em 2014, em artigo publicado no site ssb.org.br.

Aquino lembra que a 6ª SSB “Quer despertar, renovar e dinamizar a dimensão socioestrutural da fé e da missão evangelizadora da Igreja. E faz isso convidando as igrejas, as religiões, as organizações populares e o conjunto da sociedade para um grande ‘mutirão pela vida’. Está em jogo a vida de grande parte da população, a quem é negada até as condições materiais básicas de sobrevivência: ‘terra, teto, trabalho’. Essa situação se impõe como imperativo ético-religioso maior de nosso tempo e exige um grande mutirão que articule forças sociais e fortaleça e desencadeie processos sociais em vista da garantia desses direitos que, como afirma o papa Francisco, são ‘direitos sagrados’”, relata o teólogo.

O professor enfatiza que se o direito à terra, teto e trabalho envolve e “compromete todos os seres humanos (senso ético-humanitário), envolve e deve comprometer de modo particular os crentes (fé religiosa)”. Ele lembra que no “caso concreto do cristianismo, cujo centro é o amor fraterno e cuja medida são as necessidades dos pobres e marginalizados, é algo decisivo”. Com isso, o professor ressalta que “não é estranho que a Igreja assuma a tarefa de convocar, mobilizar e articular um ‘mutirão pela vida’. O cuidado da casa comum, a defesa da vida, a garantia dos direitos dos pobres e marginalizados estão no centro do Evangelho”, enfatiza Aquino Junior.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/