Cariocas recebem bênção dos capuchinhos na primeira sexta-feira do ano

07/01/2022 13:01
7 minutos de leitura
Cariocas recebem bênção dos capuchinhos na primeira sexta-feira do ano

Os cariocas recebem hoje, 7 de janeiro, primeira sexta-feira do ano, a bênção dos capuchinhos, no Santuário Basílica de São Sebastião, no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Durante todo o dia, são celebradas missas de hora em hora e os frades abençoam as pessoas.

Iniciada há 135 anos, a benção dos barbudinhos, como também são conhecidos os integrantes da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do Rio de Janeiro, foi declarada patrimônio cultural carioca em 2014.

A bênção acontece toda primeira sexta-feira de cada mês, tradicionalmente a primeira sexta-feira do ano tem o maior público, pois as pessoas querem iniciar o ano novo com a bênção.

“Esta benção é dada a toda a população do Rio de Janeiro, a todas as pessoas que acorrem aqui ao Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos desde o final de 1800, especificamente a partir de 1931, aqui na Tijuca. Após cada missa, de hora em hora, as pessoas recebem a água benta em sinal de proteção”, disse ao site do santuário frei Jorge Luiz de Oliveira, reitor e pároco.

A tradição teve início em 1886, por uma iniciativa de frei Fidélis de Ávola. Este frade era devoto de Nossa Senhora de Lourdes e foi curado de uma grave doença com água benta. Por isso, mandou construir uma gruta dedicada à Virgem ao lado da então igreja de São Sebastião, localizada no Morro do Castelo, no centro do Rio. A partir daí, os capuchinhos passaram a realizar a bênção na primeira sexta-feira de cada mês.

Os capuchinhos recordam em seu site que, com o passar dos anos, o número de fiéis que buscavam a bênção foi aumentando, juntamente com a tradição de iniciar o ano abençoados por Deus com a bênção da primeira sexta-feira de janeiro.

Quando o Morro do Castelo foi demolido em 1922 como parte da reforma urbana do Rio de Janeiro, a igreja de São Sebastião também foi destruída. Mais tarde, foi reconstruído na Tijuca, sendo inaugurado em 15 de agosto de 1931. A partir de então, a bênção das primeiras sextas-feiras também passou a acontecer na nova igreja, hoje Santuário Basílica de São Sebastião.

Foto: Emilton Rocha / Facebook Santuário Basílica de São Sebastião - Frades Capuchinhos - Pascom

Hoje, a primeira missa foi às 5h e haverá celebrações de hora em hora até às 18h. As bênçãos são concedidas com aspersão de água benta no pátio do santuário. Quem quiser participar das missas deverá acessar o templo e, ao final da celebração, será abençoado no pátio. Os que só forem para a bênção não precisarão entrar na igreja. Segundo o santuário, por causa das medidas de prevenção à covid-19, todas as pessoas devem manter o distanciamento social e usar máscara.

Neste ano, a tradição da bênção da primeira sexta-feira do ano coincide com o início da trezena de São Sebastião, padroeiro da arquidiocese e da cidade do Rio de Janeiro. A abertura da trezena será na missa das 18h, presidida pelo arcebispo do Rio, cardeal Orani João Tempesta. Frei Jorge de Oliveira recordou que “antes era feita uma novena”, mas o ex-reitor e atual ministro provincial frei Arles Dias de Jesus “iniciou a trezena na Basílica, cujo objetivo é o mesmo porque a trezena é um tempo mais extenso para uma preparação mais intensa para a grande festa do dia 20 [de janeiro, dia de São Sebastião]”.

Durante a trezena de São Sebastião, a imagem missionária do padroeiro percorre todo o Rio de Janeiro com momentos de fé, devoção e unidade. São realizadas visitas a dezenas de lugares, entre comunidades dedicadas ao santo, obras sociais e instituições públicas de saúde e comunicação, tendo o cardeal Orani Tempesta à frente da peregrinação.

Para conferir a programação completa da trezena de São Sebastião, basta acessar AQUI.

Fonte: https://www.acidigital.com/
Tags: