RETROSPECTIVA 2021: AS 10 PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COMISSÃO VIDA E FAMÍLIA

30/12/2021 17:12
8 minutos de leitura
RETROSPECTIVA 2021: AS 10 PRINCIPAIS ATIVIDADES DA COMISSÃO VIDA E FAMÍLIA

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou diversas atividades em 2021, com apoio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). Desde encontros mensais, formações no setores e serviços, eventos nacionais e internacionais e as tradicionais Semanas da Família e da Vida marcaram a atuação pastoral na promoção, cuidado e defesa da vida e da família.

De forma especial, as atividades de 2021 foram também iluminadas pela proposta do Ano Família Amoris Laetitia, iniciado no dia 19 de março para celebrar os 5 anos da exortação sobre o amor na família.

Para o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, 2021 foi um ano desafiante, “mas vencemos”. O bispo destaca que os grupos da Pastoral Familiar mergulharam na Palavra de Deus, “meditando os mistérios da vida de Cristo e inserindo essa vida na igreja doméstica”.

Ele agradeceu “a todos os que se empenharam durante todas as atividades da Pastoral Familiar durante este ano de 2021”. Ele recorda: “Foram muitos eventos e o engajamento maior ainda. E 2022 nos espera com um sinal de esperança mais forte, que é o próprio Cristo que dá sentido a tudo o que fazemos, a tudo o que somos”.

Recordando a carta do Papa Francisco aos esposos e esposas, divulgada na última semana, o bispo ressalta: “‘Não vos deixeis abater pelo cansaço’. Que a força de Cristo, o pão eucarístico e o pão da Palavra, nos impulsione a viver esse tempo sinodal de comunhão, participação e missão, como Igrejas domésticas cheias da alegria do amor e comunidades de comunidades, famílias de famílias transformando a sociedade e acreditando num mundo melhor”.

As 10 principais atividades

1. Encontro Nacional da PF com os Movimentos Eclesiais
No dia 13 de março, por videoconferência, a Comissão Vida e a Família e a CNPF estiveram reunidas com representantes de movimentos eclesiais que atuam com famílias. Na ocasião, houve partilha das ações evangelizadoras durante o período de pandemia e a motivação para que os movimentos estejam integrados à Pastoral Familiar na vivência do Ano Família Amoris Laetitia. Saiba mais.

2. 11º Simpósio Nacional das Famílias – 29/5 on-line, com 37 mil participações
Neste ano, pela segunda vez, o Simpósio Nacional das Famílias foi realizado de forma on-line e alcançou cerca de 37 mil pessoas pelas redes sociais. O tema escolhido foi “Família e Catequese” e as reflexões oferecidas no evento tiveram apoio da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética. Saiba mais. 

3. Seminário “Celebrando 40 anos da Familiaris Consortio e 5 anos da Amoris Laetitia”
Para celebrar os 40 anos da Familiaris Consortio e os cinco anos da Amoris Laetitia, exortações apostólicas sobre a família dos Papas João Paulo II e Francisco, respectivamente, a Comissão para a Vida e a Família, por meio da CNPF, promoveu o Seminário Alegria do Amor, entre os dias 3 e 7 de maio, de forma on-line. Saiba mais.

4. Participação CNPF no Fórum Amoris Laetitia promovido pelo Vaticano
Também no contexto das celebrações dos cinco anos da exortação Amoris Laetitia, os membros da Comissão e da CNPF participaram do Fórum promovido pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano, de 9 a 12 de junho, de forma on-line. Na ocasião, foram partilhadas experiências pastorais e dadas indicações para as famílias. Recorde o evento.

5. 43ª Assembleia Nacional da Pastoral Familiar
Entre os dias 5 e 10 de julho, coordenadores, bispos referenciais e assessores eclesiásticos participaram da Assembleia Nacional da Pastoral Familiar, realizada pela primeira vez de forma on-line. Lembre como foi. 

6. Semana Nacional dos Idosos/Avós
Iniciativa convocada pelo Papa Francisco, a celebração da Jornada dos Avós e dos Idosos ocorreu pela primeira vez de 21 a 26 de julho com atividades organizadas pelas Comissões para a Vida e a Família, para a Juventude e pela Pastoral da Pessoa Idosa. Saiba mais. 

7. Semana Nacional da Família
Neste ano, a Semana Nacional da Família foi realizada de 8 a 14 de agosto, com o tema “A Alegria do Amor na Família”.

8. Semana Nacional da Vida
A Semana Nacional da Vida, de 1 a 7 de outubro, teve como tema “Família Santuário da Vida”, resgatando as reflexões da carta encíclica de São João Paulo II Evangelium Vitae.

9. Dia do Nascituro
No dia 8 de outubro, o Dia do Nascituro foi a culminância das celebrações da Semana Nacional da Vida. A Comissão Vida e Família motivou as comunidades, paróquias e dioceses de todo o Brasil a realizarem um Sinal da Esperança, acendendo velas, a fim de “propagar a ‘Luz de Cristo’ para que possa iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas.

10. Em 2021, a CNPF também trabalhou na atualização dos Guias de Implantação da PF na Paróquia, Pré-Matrimônio, Pós-Matrimônio, Casos Especiais e INAPAF.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/