MEMBROS DO COMITÊ GESTOR DA CNBB REALIZAM VISITA À SEDE DO PROJETO “CORRENDO ATRÁS DE UM SONHO”

30/09/2021 17:09
6 minutos de leitura
MEMBROS DO COMITÊ GESTOR DA CNBB REALIZAM VISITA À SEDE DO PROJETO “CORRENDO ATRÁS DE UM SONHO”

Nesta quarta-feira, 29 de setembro, o Comitê Gestor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou uma visita à sede do projeto “Correndo Atrás de um Sonho”, que é coordenado pela Conferência, e funciona no bairro Incra 8, área rural de Brazlândia (DF).

O Incra 8 é uma comunidade vulnerável e que tem carência de equipamentos e atendimentos sociais. E é neste contexto que o “Correndo Atrás de um Sonho” busca contemplar atividades esportivas, de modo especial o atletismo, e o serviço de fortalecimento de vínculos, que envolve as famílias e a comunidade local. 

Em entrevista ao portal da CNBB, monsenhor Nereudo Freire Henrique, ecônomo da CNBB e membro do Comitê Gestor, salientou que a finalidade da Conferência, especialmente neste contexto do projeto, é ajudar na recuperação das  famílias carentes.

“Temos uma experiência muito interessante que é o trabalho realizado junto às famílias e depois incluindo os jovens. Agora estamos na etapa de uma preparação muito especial para atletas que estão competindo, por ser uma área periférica, de pobreza. A CNBB está possibilitando aos jovens um trabalho na área da educação e também da prática de esportes, alguns deles já estão participando de competições a nível nacional e internacional”, enfatizou.

O objetivo da visita à sede, segundo monsenhor Nereudo, foi o de garantir a ampliação do projeto. Ainda de acordo com ele, uma equipe de engenharia esteve presente para observar o espaço e realizar considerações para que, futuramente, sejam construídas edificações que visem a melhoria da estrutura física do local.

“Lá já é um espaço que ajuda a unir a comunidade, mas também agora com a construção que em breve daremos início servirá como espaço de acolhimento, formação, onde os jovens terão apoio na prática dos esportes de competição, mas também será um local onde haverá treinamentos e cursos para que cada jovem possa realmente crescer na cidadania e compreender e valorizar a vida”, explicou monsenhor  Nereudo.

“A nossa etapa hoje foi exatamente para dizer que vamos ainda mais dar todo o apoio à comunidade construindo um espaço favorável, para que a comunidade possa participar e consiga produzir bons frutos.  O projeto será futuramente contemplado com quadra de esportes, salas de apoio, refeitório. Creio que por etapa iremos fazer um bom trabalho” finalizou monsenhor Nereudo.

Além dos membros do Comitê Gestor participaram da visita os jovens comtemplados pelo projeto, além de familiares e os responsáveis pela Assistência Social da CNBB e do Fundo Nacional de Solidariedade , o FNS.

Augusto Araújo de Jesus é um dos jovens que é contemplado pelo projeto e esteve presente durante a visita do Comitê Gestor.  Hoje, com 18 anos, ele conta que estava com depressão à época que soube da oportunidade de fazer parte do projeto. Dois anos e meio depois e com a ajuda do pessoal do projeto ele diz ter se tornado uma pessoa mais acolhedora, amigável e com novas perspectivas de vida.

“Eu não me via como atleta e hoje quero ser um atleta reconhecido. Só tenho a agradecer por esse projeto que vem tirando muitos jovens da rua”.

Ouça o áudio na íntegra:


Outra família que também tem sido acolhida pelo projeto é a do Alexandre Cicero de Carvalho Neto. Ele tem uma irmã, a Leilana Paiva de Carvalho, que participa das atividades de atletismo do projeto. “Esse projeto é muito importante porque tira muitas adolescentes e jovens de muitas atividades que não valem a pena, fazendo-os construir sonhos e conquistar objetivos”, disse. 

Ouça o áudio na íntegra:

No vídeo abaixo veja o depoimento da Leilana Paiva de Carvalho, a irmã do Alexandre, e que faz parte do projeto: 

VER VÍDEO => Clique Aqui!

Fonte: https://www.cnbb.org.br/