EM SUA SEGUNDA FASE, AÇÃO SOLIDÁRIA “É TEMPO DE CUIDAR” ARRECADA 2,3 MILHÕES DE KG DE ALIMENTOS

10/09/2021 12:09
4 minutos de leitura
EM SUA SEGUNDA FASE, AÇÃO SOLIDÁRIA “É TEMPO DE CUIDAR” ARRECADA 2,3 MILHÕES DE KG DE ALIMENTOS


Desde o lançamento da segunda fase da Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar” na Igreja o Brasil, em junho de 2021, foram arrecadados 2,3 milhões de kg de alimentos.

Em recursos são R$ 875.146,00 reais, 488 mil refeições distribuídas, 189 mil kits de higiene distribuídos e 224 mil EPIs distribuídos, além de 153 mil unidades de roupas arrecadadas. Esses dados representam 271 registros de de 65 dioceses espalhadas pelo Brasil.

Em 2020, a ação  ano de início da Ação foram 823 ações registradas em 140 arquidioceses e dioceses brasileiras, com a marca de 5,868.961 milhões de kilos de alimentos. Em recursos financeiros, a campanha atingiu R$ 4,523.832,00.

A campanha produziu e distribuiu para as populações mais vulneráveis cerca de 717 mil alimentos (quentinhas), arrecadou e distribuiu 727.832 mil unidades de roupas e calçados, 411.580 mil kits de higiene e 414.114 mil equipamentos de proteção individual. Mais de 1,1 milhão de pessoas foram beneficiadas.

Objetivos da Ação Emergencial Solidária

Idealizada para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade diante da pandemia do coronavírus e fortalecer a solidariedade fraterna nas Igrejas do Brasil, por meio de doações, a campanha é realizada no Piauí, pelo regional Nordeste IV da CNBB, pela Cáritas Brasileira (regional PI) e Fórum Regional das Pastorais Sociais, com o apoio do Governo do Estado do Paiuí.

O arcebispo de Teresina (PI), dom Jacinto Brito, disse no lançamento da segunda fase da campanha que esta ação é uma forma de a Igreja no Brasil chegar aos mais necessitados como raios luminosos, nós chegamos até você, meu irmão, minha irmã, em nome de toda a igreja de Deus que está no Piauí, com um anúncio de que “É tempo de cuidar”.

“Nestas sombras de dor, de angústias, mesmo de morte, nós chegamos com uma palavra de esperança e com uma proposta de vida que tem o apoio do nosso governo do Estado”, destacou.

Organizações parceiras e registro das ações

As organizações parceiras na ação são Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Cáritas Brasileira, Conferência dos Religiosos do Brasil, Movimento de Educação de Base e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil.

A Cáritas Brasileira mantém uma metodologia de registro das ações. O formulário para o registro da ação de sua comunidade pode ser feito aqui neste link: registro das ações “É Tempo de Cuidar”.

Dados de 2020

Dados de 2021

Acesse os dados aqui

Com informações da Cáritas Brasileira 

Fonte: https://www.cnbb.org.br/
Tags: